10/12/2015

Inbound como estratégia para qualificar o relacionamento com a imprensa

relacionamento com a imprensa

A assessoria de imprensa é uma das ferramentas adotadas por empresas de tecnologia de diferentes portes e segmentos, que buscam visibilidade na mídia, fortalecimento da marca, potencialização das ações de marketing e construção de autoridade (seja para uma fonte especialista, um produto ou um serviço). Entre os principais objetivos de um profissional assessor de imprensa está a busca por oportunidades de divulgação espontânea (ou seja, sem precisar pagar por isso), por meio de TV, rádio, veículos digitais e impressos. Mas há um fator essencial, capaz de potencializar qualquer ação de mídia: o relacionamento com a imprensa.

O contato estratégico entre assessor e jornalista tende a ser benéfico para ambas as partes. Para tirar melhor proveito da relação com a imprensa, é fundamental que o assessor tenha conhecimento sobre a linha editorial do veículo em questão e, se possível, sobre a dinâmica de trabalho de editores e repórteres. Afinal, nada como entregar a pauta ou informação certa, na hora certa e para a pessoa correta! Mas, vamos por partes.

Métodos tradicionais de relacionamento com a mídia

O cotidiano das redações está a cada dia mais atribulado, mas de modo geral, as principais formas de fomentar o relacionamento com a imprensa são:

– Follow up por telefone: é uma atividade complementar na negociação de uma pauta ou divulgação de press releases e notas. Tende a tornar o relacionamento mais pessoal, mas dependendo do perfil do jornalista ou editor, o contato telefônico pode até incomodar. Fazer ou não o follow por telefone é uma questão de tato e de experiência.

– E-mails: atualmente, é a principal via de comunicação e relacionamento entre o assessor de imprensa e o veículo de comunicação. Diante da avalanche de e-mails que os comunicadores recebem diariamente, é fundamental que o contato seja de fato relevante para que jornalista perceba a abordagem como qualificada e  não “apenas mais um release na caixa de entrada”.

– Visita às redações: é uma das iniciativas mais tradicionais da assessoria de imprensa, geralmente são direcionadas a jornalistas, editores e colunistas que costumam cobrir as áreas de maior interesse do assessorado, como Economia, Tecnologia, Inovação, Gestão, entre outras. É uma ação fundamental para tornar relacionamento entre as partes mais humano. Para ter mais sucesso na visita, o assessor pode apostar na produção de um midia kit, com as principais informações do cliente, e até mesmo na entrega de algum brinde, como blocos de nota, canetas e pen drives, por exemplo.

– Eventos: o papel do assessor quando acompanha o seu cliente em algum evento é, primeiro, atrair a imprensa (vários critérios devem ser considerados aqui) e, segundo, ser “a mão na roda” do jornalista. Ou seja, apresentar as possíveis pautas do evento (a articulação com a assessoria de imprensa da organização é super importante), principais fontes, aproximar repórter e assessorado e fazer o possível para a pauta vingar. Se o trabalho é bem feito, certamente o repórter não esquecerá de você.

Inbound para dar um up no seu relacionamento

Na medida em que o inbound marketing ganha espaço nas empresas de tecnologia, é possível perceber que essa estratégia também favorece as ações de assessoria de imprensa. Na verdade, o casamento entre essas duas áreas tende a ser super valioso, pois a assessoria pode aumentar o número de visitantes no seu site, auxiliar no fortalecimento de link building e do SERP Domination. Nessa via de mão dupla, o inbound também favorece o relacionamento com imprensa. Confira abaixo como isso pode ocorrer:

  • Autoridade no assunto: se você ou sua empresa têm um blog especializado, com conteúdo exclusivo e qualificado, é possível que o repórter encare isso positivamente, estilo, “esse cara sabe do que está falando”. A Audaces, multinacional catarinense líder na América Latina no segmento de tecnologia para moda, conta quatro blogs em seu site, cada um destinado a uma área diferente do ciclo de produção: criação, produção, desenvolvimento e educação. Ou seja, a empresa aposta na produção de conteúdo para se posicionar e qualificar o setor como um todo e não apenas vender um produto ou serviço.
  • Links de referência: alguns segmentos do setor de tecnologia são bastante complexos para leigos e tratar sobre temas nessa área pode ser um verdadeiro desafio para o jornalista, sobretudo se ele não atua em um veículo tão especializado. É papel dele “traduzir” o dialeto usado no dia a dia das organizações e do setor de tecnologia para que os leitores compreendam. Sendo assim, ao apresentar um link do seu blog para contextualizar ou explicar algum termo, conceito ou solução, o assessor facilita bastante o trabalho do jornalista. Nessa lógica, o inbound passa a ser insumo para a assessoria de imprensa e vice-versa.
  • O blog Aprender Brincando, da Playmove, startup de Blumenau que criou a primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil, traz conteúdos que podem ser usados estrategicamente para apoiar as ações de relacionamento com a imprensa. Ao empreender algumas ações de divulgação para empresa junto a veículos de comunicação, quando preciso abordar um tema pouco conhecido para leigos, como ludopedagogia, ou quando preciso contextualizar rapidamente um assunto, como nativos digitais, recorro com frequência ao material do blog e indico a leitura ao jornalista.
  • Qualificação do conteúdo: da mesma forma que o assessor deve ser orientado sobre o uso de palavras-chave (tópico frasal) e de links âncora bem posicionados para dar um up na estratégia de inbound, o conhecimento sobre as formas de qualificar um conteúdo perante os canais de busca também pode ser compartilhado com o jornalista. Ou seja, o assessor pode favorecer o seu relacionamento com a imprensa ao mostrar ao jornalista a importância do SEO e do uso de links relevantes no conteúdo publicado. Os dois ganham!

Sendo assim, acreditamos que um bom relacionamento com a imprensa é fundamental para que você e sua empresa sejam Top of Mind, ou seja, as principais referências ou autoridades que vêm à mente do jornalista quando ele recebe um desafio na redação. Então, você quer ser lembrado?

Crédito de imagem: skeeze/CC

Como alavancar resultados de inbound com assessoria de imprensa


Sobre o autor

Larissa Cabral

Receba informações
e notícias em seu e-mail

Li e aceito os termos da Política de Privacidade