A assessoria de imprensa é uma das ferramentas adotadas por empresas de tecnologia de diferentes portes e segmentos, que buscam visibilidade na mídia, fortalecimento da marca, potencialização das ações de marketing e construção de autoridade (seja para uma fonte especialista, um produto ou um serviço). Entre os principais objetivos de um profissional assessor de imprensa está a busca por oportunidades de divulgação espontânea (ou seja, sem precisar pagar por isso), por meio de TV, rádio, veículos digitais e impressos. Mas há um fator essencial, capaz de potencializar qualquer ação de mídia: o relacionamento com a imprensa.
O contato estratégico entre assessor e jornalista tende a ser benéfico para ambas as partes. Para tirar melhor proveito da relação com a imprensa, é fundamental que o assessor tenha conhecimento sobre a linha editorial do veículo em questão e, se possível, sobre a dinâmica de trabalho de editores e repórteres. Afinal, nada como entregar a pauta ou informação certa, na hora certa e para a pessoa correta! Mas, vamos por partes.
O cotidiano das redações está a cada dia mais atribulado, mas de modo geral, as principais formas de fomentar o relacionamento com a imprensa são:
– Follow up por telefone: é uma atividade complementar na negociação de uma pauta ou divulgação de press releases e notas. Tende a tornar o relacionamento mais pessoal, mas dependendo do perfil do jornalista ou editor, o contato telefônico pode até incomodar. Fazer ou não o follow por telefone é uma questão de tato e de experiência.
– E-mails: atualmente, é a principal via de comunicação e relacionamento entre o assessor de imprensa e o veículo de comunicação. Diante da avalanche de e-mails que os comunicadores recebem diariamente, é fundamental que o contato seja de fato relevante para que jornalista perceba a abordagem como qualificada e não “apenas mais um release na caixa de entrada”.
– Visita às redações: é uma das iniciativas mais tradicionais da assessoria de imprensa, geralmente são direcionadas a jornalistas, editores e colunistas que costumam cobrir as áreas de maior interesse do assessorado, como Economia, Tecnologia, Inovação, Gestão, entre outras. É uma ação fundamental para tornar relacionamento entre as partes mais humano. Para ter mais sucesso na visita, o assessor pode apostar na produção de um midia kit, com as principais informações do cliente, e até mesmo na entrega de algum brinde, como blocos de nota, canetas e pen drives, por exemplo.
– Eventos: o papel do assessor quando acompanha o seu cliente em algum evento é, primeiro, atrair a imprensa (vários critérios devem ser considerados aqui) e, segundo, ser “a mão na roda” do jornalista. Ou seja, apresentar as possíveis pautas do evento (a articulação com a assessoria de imprensa da organização é super importante), principais fontes, aproximar repórter e assessorado e fazer o possível para a pauta vingar. Se o trabalho é bem feito, certamente o repórter não esquecerá de você.
Na medida em que o inbound marketing ganha espaço nas empresas de tecnologia, é possível perceber que essa estratégia também favorece as ações de assessoria de imprensa. Na verdade, o casamento entre essas duas áreas tende a ser super valioso, pois a assessoria pode aumentar o número de visitantes no seu site, auxiliar no fortalecimento de link building e do SERP Domination. Nessa via de mão dupla, o inbound também favorece o relacionamento com imprensa. Confira abaixo como isso pode ocorrer:
Sendo assim, acreditamos que um bom relacionamento com a imprensa é fundamental para que você e sua empresa sejam Top of Mind, ou seja, as principais referências ou autoridades que vêm à mente do jornalista quando ele recebe um desafio na redação. Então, você quer ser lembrado?
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