Por conta do Dia do profissional de Marketing, comemorado em oito de maio, o Inbound.tech recebe novo artigo de Marcelo Silveira, Gerente de Marketing e Desenvolvimento Humano e Organizacional na Softplan. No artigo de hoje, Silveira destaca os requisitos e as vantagens de times de marketing multidisciplinares. Boa leitura!
Um dos principais desafios enfrentados pelas organizações contemporâneas é a velocidade com que as mudanças ocorrem em seu ambiente e a necessidade de se manterem conectadas com seu mercado.
Para garantir essa conexão, as empresas buscam na tecnologia da informação ferramentas que lhe permitam capturar, classificar, analisar e distribuir com agilidade, o máximo de informações possível para lhes garantir uma compreensão, o mais completa possível, do quadro geral.
No entanto, se esquecem, que a verdadeira mágica acontece (ou deveria acontecer) atrás de suas portas. De nada adianta o uso de ferramentas modernas de captura e análise de dados e informações, se não há, em seus quadros, pessoas capazes de realizar o bom uso desse valioso recurso.
Isso vale para todos os segmentos de atuação e para todas as áreas que compõem uma organização. No entanto, a situação é muito mais crítica, nas empresas ligadas à tecnologia, onde a evolução ocorre muito mais rápido do que em setores tradicionais da economia.
Conscientes do problema, as empresas estão desenvolvendo estratégias para eliminar ou, quando isso não for possível, minimizar esse obstáculo. Uma das principais alternativas nesse sentido está ligada à utilização de equipes multidisciplinares, especialmente em empresas e/ou departamentos que dependem de criatividade e inovação.
Muitas pessoas confundem o conceito de multidisciplinar e multifuncional. Equipes multifuncionais são times formados por colaboradores que, apesar de desempenharem tarefas distintas possuem o mesmo background técnico. Por outro lado, em uma equipe multidisciplinar as pessoas possuem formações e experiências distintas, podendo, em alguns casos, desempenhar a mesma tarefa. Assim, uma equipe pode ser multidisciplinar sem ser funcional e vice-versa.
Minha experiência com times de marketing mostra o quanto trabalhar com equipes multidisciplinares é vantajosa. Na empresa onde trabalho, a equipe de marketing é formada por com formação em diversas áreas, de Comunicação (com suas diversas habilitações: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas) à Educação Física! Essas pessoas costumam discutir muito e apresentar muitos pontos de vista distintos (e enriquecedores) durante os debates. Além de sua formação técnica, esses profissionais possuem experiências de trabalho anteriores em segmentos distintos, o que também contribui bastante para a solução dos problemas que enfrentamos.
A grande vantagem de se trabalhar com uma equipe multidisciplinar, portanto, é que as pessoas em função de seus diferentes mapas mentais, tendem a enxergar o problema sob diferentes pontos de vista, percebendo fatos e dados que outros não alcançam. Ao contrário das equipes multifuncionais que só possuem “martelos”, que possua vez, enxergam apenas “pregos” na sua frente. O resultado, portanto, costuma ser uma solução mais completa e criativa. Um efeito colateral desse processo, é que as pessoas tendem a aprender mais, pois recebem uma carga cotidiana de informações dos colegas. Isso traz mais satisfação ao trabalho nestes times de marketing.
Uma preocupação do líder de uma equipe com essa característica, deve ser a garantia do respeito à opinião de todos no grupo e o incentivo para que participem, falando o que pensam e evitando julgar a participação dos colegas, mesmo quando a ideia lhes parecer absurda. Frequentemente, as soluções mais criativas e inovadoras parecem, a princípio, grande perda de tempo.
Por fim, deixo algumas sugestões que julgo importantes para a composição de times de marketing multidisciplinares:
Espero ter contribuído para essa discussão, onde não existem verdades absolutas, dividindo um pouco de minha experiência com vocês e apresentando meus pontos de vista. Certamente algumas pessoas devem ter entendimentos e percepções diferente dos meus, o que é perfeitamente normal. Gostaria de conhecê-los, pois, permitir que sejam expressados e buscar sua compreensão faz parte do processo de gestão de equipes multidisciplinares.
Confira o artigo anterior de Marcelo Silveira, Plano de Marketing para Empresas de TI.
Foto do topo: Geralt/CC
Autor original: Marcelo Silveira