A implantação de uma nova estratégia ou processo pode encontrar resistência dentro de uma empresa. Afinal, essa decisão geralmente parte da direção e muitos colaboradores têm receio de que as mudanças tenham um impacto negativo nas suas funções. O resultado? Um clima de resistência à estratégia de inbound marketing. Contudo, o desengajamento de equipe acontece ainda por muitas razões e em diferentes situações . Neste post, você irá aprender como superar a falta de engajamento na estratégia de inbound e construir resultados vencedores para a sua empresa.
O marketing digital e o inbound marketing são vistos, muitas vezes, como concorrentes tanto da área de marketing outbound (a publicidade tradicional, como, por exemplo, outdoors e veiculação de anúncios em jornais) quanto da equipe comercial ou de vendas. Uma equipe desengajada com a estratégia de inbound pode desde ignorar os materiais fornecidos e sabotar a estratégia de inbound sales, desconsiderado os leads capturados em landing pages e nutridos pela automatização de e-mail marketing e diminuindo o ROI da ação.
Como você pode resolver ou evitar esses problemas?
O medo do desconhecido é um comportamento natural. Por isso, o primeiro passo para evitar o desengajamento da sua equipe é realizar um treinamento com todos os colaboradores. Explique:
A sensibilização do time é o primeiro passo para evitar problemas e desperdício de recursos.
É importante deixar claro qual o objetivo da adoção de uma estratégia de inbound. Explique, por exemplo, que o trabalho de inbound marketing visa, sim, a captação de novos leads, mas também o posicionamento da empresa como uma especialista na área. As ações de inbound servirão para criar materiais de relevância que mostram que a empresa sabe o que está fazendo e que possui clientes e tecnologia de referência, além de fazer com que os interessados encontrem-na mais rapidamente.
Outro ponto importante a ser abordado é mostrar as vantagens da nutrição de leads para o time de vendas: ele entrará em contato com pessoas que já estão informadas e prontas para vender, em vez de precisar realizar vários contatos para finalizar uma mesma venda. E mesmo nessas situações, é possível utilizar os conteúdos disponíveis no blog, como um manual ou artigo, para apoiar o argumento de venda.
Por fim, é necessário mostrar como o uso de uma estratégia de inbound marketing pode impactar os resultados do time (agilidade no cumprimento de metas, maior reconhecimento pelos coordenadores, maior chance de crescer na empresa, aumento de comissão, entre outros). O inbound pode ser uma oportunidade para melhorar o trabalho e aumentar os ganhos pessoais, inclusive monetários.
Se a sua estratégia de inbound inclui a criação de posts e conteúdos ricos a partir de entrevistas com a sua equipe, é preciso que eles estejam engajados e à disposição da equipe de jornalistas ou redatores. Para tanto, existem algumas ações recomendadas:
Uma dica especial para que a área de sales deixe de ver o inbound sales como um concorrente: é preciso criar uma estratégia de inbound à prova de sabotagem? Saiba como:
O mais importante: mostre que o inbound marketing não é um concorrente, e sim um aliado, do vendedor.
Combater o desegajamento da equipe com a estratégia de inbound pode ser um desafio, mas não é impossível. O importante é realmente colocar o que apontamos em prática. Não deixe de contar para nós como estão sendo os seus resultados.
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Crédito de imagem: visualhunt/CC
Autora original: Marília Quezado