O que fazer para pensar em boas estratégias e otimizar o SEO? É preciso entender como funcionam as ferramentas de busca. Essa premissa deve nortear o trabalho no marketing digital, de acordo com o especialista no segmento, Gustavo Bacchin, diretor de operações da Cadastra e um dos speakers convidados no RD Summit 2016.
Na ocasião, Gustavo elencou alguns fatores para o funcionamento de uma ferramenta de busca, focando sua análise no Google, gigante no setor de buscadores que se tornou o principal alvo a ser atingido por muitos – senão todos – profissionais que atuam na área de marketing digital, para garantir visibilidade em suas ações e escalar leads.
Basicamente a Search Engine Results Page, ou SERP, que consiste na página do resultado de busca, baseia-se em três pontos: rastrear, indexar e posicionar, ou seja, fazer com que seu cliente ou sua agência esteja no topo do ranking de resultados apresentados na página.
Porém, como era esperado, nos últimos anos houve uma transformação no modelo comumente conhecido da SERP. Se antigamente os resultados apareciam por meio de links, hoje a universal search mudou completamente o comportamento de cliques e o posicionamento dos sites.
Com a inclusão de recursos como imagens, notícias, vídeos e pequenos textos descritivos na página de resultados, além do já conhecido resultado orgânico com os links, o desafio é outro para se manter relevante e no topo do ranking do Google.
Neste contexto, Gustavo alertou que devemos prestar atenção na forma como o Google posiciona os resultados, pois isso afeta as palavras-chave que serão empregadas para melhorar o ranqueamento. Isso porque o Google está, de uma forma ou de outra, tirando cliques quando coloca outros conteúdos relacionados na página de resultados.
Esse fator é um game changer na dinâmica do marketing digital. Eis, então, a importância em otimizar presença, visibilidade e melhorar a experiência de uma marca em um ecossistema digital composto não só por sites, mas newsletter, redes sociais (cada qual com sua especificidade), etc.
As ações de SEO não terminam quando alcançamos o topo do ranking na SERP. Esse posicionamento deve ser revisto. O Title e Meta devem ser constantemente renovados para manter uma posição relevante na página de busca.
Gustavo pontuou alguns fatores que já estão influenciando o SEO no presente e continuarão a influenciar em um futuro próximo.
Crédito de imagem: 377053/CCO
Autora original: Samira Moratti Frazão