Uma assessoria de imprensa para startups especializada nesse nicho tem um papel importante quando se fala em divulgação de empresas inovadoras. Por conhecer e acompanhar o mercado, profissionais que se aprofundam nesse universo conseguem ter uma visão mais estratégica para conquistar espaços relevantes de mídia espontânea. Um planejamento que considera as particularidades deste modelo de negócio consegue traduzir a tecnologia, além de ter um olhar jornalístico para as informações dos clientes.
Primeiro, é importante explicar que assessoria de imprensa é um trabalho que busca divulgar a missão, políticas e práticas de uma startup de uma maneira positiva, consistente e com credibilidade, ou seja, a assessoria é uma ponte entre aquilo que um negócio faz de relevante (lançamentos de produtos e serviços, eventos, workshops, convenções, inauguração de novas unidades, implementação de inovações etc.) e os veículos de comunicação. É uma forma de fortalecer a imagem de uma marca, produto ou empresa diante de seu público estratégico.
Repertório: o setor de tecnologia tem seus próprios termos e temáticas, então, contar com uma assessoria de imprensa para startups especializada, ajuda muito na tradução do que a empresa faz para o jornalista e, consequentemente, ao público geral. Uma agência especializada sabe, por exemplo, os melhores caminhos de divulgar um investimento, uma aprovação num programa de aceleração, a abertura de um escritório fora do país etc. São temas recorrentes na rotina de profissionais que atuam no segmento. Outro ponto a favor é um relacionamento já consolidado com veículos nichados e estratégicos que a assessoria construiu ao longo do tempo.
Pautas conjuntas: poder identificar temas em comum para propor pautas de fôlego à imprensa é uma vantagem de uma agência que atende apenas empresas de tecnologia. Se você não é um executivo de uma grande empresa, dificilmente sairá na capa de um veículo nacional de negócios, mas é possível participar de uma matéria de destaque mais ampla, falando sobre um contexto específico. Por exemplo: transformação digital no governo, inovações na pandemia, tecnologia para a logística, novos meios de pagamento, etc. E tendo essa informação dentro de casa, fica muito mais fácil de montar uma pauta ampla para os grandes veículos.
O estágio mais indicado para contratar uma assessoria de imprensa para startups é quando a empresa tiver números números relativos ao crescimento, faturamento e outras estatísticas referentes ao desempenho do negócio. Os números ajudam o público a ter a real dimensão do negócio e estatísticas são sempre atrativas quando inseridas no contexto jornalístico.
Também é importante ter um porta-voz preparado para traduzir as funcionalidades, utilidades e impactos de seus produtos e serviços. Claro que a assessoria pode ajudar nessa preparação repassando briefings e orientando sobre a postura nas entrevistas, mas esse é um processo que leva tempo.
Ter clientes consolidados e com o produto em operação, testado e já aprimorado para atender reduzindo chances de uma pauta de impacto negativo. Se há muitas reclamações dos usuários ou funcionalidades ainda fora de operação, é melhor esperar até que esses problemas sejam melhorados para iniciar a divulgação.
Ter conhecimento das personas que pretende atingir, seu público-alvo também é um ponto a se considerar. A assessoria de imprensa pode ajudar a compreender melhor qual público a ser atingido, mas seu produto precisa ter um caminho traçado nesse sentido.
Esse post é um trecho da palestra “Planejamento em Assessoria de Imprensa: como aproveitar ao máximo na sua startup”, apresentada pela head de Assessoria de Imprensa Carol Passos e pela Gestora de Projetos Marina Noceti no stand da Dialetto no CASE Startup Summit 2020.