Acordar mais cedo ou ficar na rua até mais tarde, abrir mão de um final de semana com a família ou simplesmente ter que tirar o pijama para sair de casa são incômodos que a Educação a Distância eliminou da vida de muita gente. Acontece que o desafio de quem trabalha com venda de cursos online muitas vezes é justamente convencer que o sofá macio da sala ou a cama com almofadinha pra apoiar notebook podem ser tão eficientes quanto a velha cadeira escolar. É aí que o inbound marketing pode ajudar.
A estratégia de enviar conteúdos que convençam o potencial cliente sobre a qualidade do material funciona bem para a venda de cursos online porque atua como uma espécie de flerte. A conquista começa, como toda relação de inbound, com um interesse inicial, na fase de aprendizado e descoberta. Para alguém propenso a ser conquistado, basta mostrar o quanto o conteúdo do curso é relevante, seja oferecendo vídeos explicativos ou mesmo ofertando a primeira aula, mais introdutória, de graça. O objetivo é deixar um gostinho de “quero mais”, o que torna a venda de cursos online muito mais fácil. Para quem ainda está relutante o processo é mais árduo, mas não impossível.
Se a primeira aula gratuita e os esforços de marketing iniciais não foram suficientes, tudo bem. A conquista precisa continuar. A principal insegurança das pessoas costuma ser sobre a credibilidade do certificado de conclusão do curso ou o diploma, quando se trata de um curso superior. Nesse caso, será necessário enviar textos que falem sobre a credibilidade da instituição e dos certificados que ela oferece. Algumas têm cursos presenciais com nome já consolidado e oferecem para a EAD o mesmo diploma – esse pode ser um ótimo argumento.
Depoimentos de pessoas que já fizeram o curso e tiveram boas experiências também podem estar na estratégia de inbound. Um curso que já têm turmas formadas, com alunos colocados no mercado e satisfeitos com o aprendizado que tiveram, com certeza traz mais credibilidade e facilita na hora da venda de cursos online.
Outra estratégia interessante é ter professores conhecidos na área ou muito experientes. Conteúdos que mostrem o currículo e a trajetória dos educadores podem ser ótimos argumentos. Mostre para o potencial aluno que ele não estará aprendendo com qualquer um e que o conteúdo que aquele profissional tem a oferecer será, de fato, enriquecedor.
Quando o problema da venda de cursos online não for a insegurança em relação a um curso a distância, mas sobre o conteúdo em si, o inbound também pode ajudar. Explique com detalhes o que será oferecido no curso. A forma, nesse caso, é muito importante, já que a pessoa precisará sentir-se motivada a aprender.
Um bom vídeo de apresentação pode até provocar no aluno uma necessidade que antes não existia. Quando o conteúdo é bem apresentado, a didática parece simples e o preço cabe no bolso, é possível convencer pessoas a aprender sobre culinária, artesanato, matemática ou até física quântica. Basta que a estratégia seja boa o suficiente para encontrar clientes dispostos a aprender.
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Autora original: Bárbara Dias Lino