Um case de sucesso é um tipo de conteúdo muito relevante para empresas que querem comunicar seus feitos para clientes em potencial. É uma estratégia muito indicada para fundo de funil, ou seja, é um material que tem o objetivo de conversão.
É comum que, antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, os clientes busquem mais informações e referências sobre a marca. E os cases de sucesso entram como uma oportunidade para que a empresa mostre seus diferenciais e ajude na decisão de compra.
Porém, para que esse conteúdo seja efetivo, é preciso que seja muito bem escrito. E por “bem escrito” eu não digo apenas em relação à gramática ou estrutura do texto. Isso também tem relação com as informações contidas no case, a sua organização, o formato utilizado, entre outros fatores.
Quer saber mais sobre como escrever um case de sucesso? Neste conteúdo você encontra dicas indispensáveis e exemplos para se inspirar. Continue lendo a seguir:
Um case de sucesso é um tipo de conteúdo produzido para contar uma história bem sucedida, de um cliente real. Ou seja, esse cliente tinha um problema, encontrou uma solução ao contratar a empresa e obteve sucesso e bons resultados.
Então, a empresa decide contar essa história, mostrando o que é capaz de oferecer a outros clientes. Dessa forma é possível ajudar a tirar dúvidas, mostrar benefícios que talvez ainda não fossem conhecidos, falar sobre os diferenciais dos produtos ou serviços, etc.
Você com certeza conhece profissionais e organizações que precisam de um portfólio para vender seus serviços e outros que contam com depoimentos em redes sociais, avaliações em aplicativos ou indicações de clientes.
Podemos dizer que um case de sucesso é um pouco de tudo isso. Com uma boa narrativa é possível falar de produtos e serviços, junto com depoimentos, avaliações e muito mais.
Mas como eu já disse, um case de sucesso é uma história e precisa ser bem contada. Como fazer isso? Te mostro no tópico a seguir.
Antes de tudo, é importante dizer que, apesar de existirem alguns padrões na construção de um case de sucesso, esse conteúdo não precisa ser engessado. É possível fugir de algumas “regras” e utilizar diferentes formatos, desde que fique coerente, seja bem contado e tenha a cara da empresa.
Dito isso, vamos à estrutura mais convencional de um case de sucesso:
Essas são as principais perguntas que o leitor de um case espera que sejam respondidas. É necessário seguir exatamente essa ordem? Sim e não.
Geralmente sim, para contextualizar toda a situação. Afinal, conhecer a solução sem saber o porquê dela existir pode deixar a leitura um pouco confusa.
Porém, cabe a quem planeja e/ou escreve o conteúdo identificar oportunidades de contar essa história de um jeito diferente. Se mudar a ordem das “respostas” deixa o conteúdo mais interessante e gera curiosidade no leitor, por que não?
Mas, além dessa estrutura, é importante pensar nas informações contidas no case de sucesso. Afinal, é por elas que o leitor está procurando.
A seguir, mostro o que você pode adicionar em cada um dos tópicos do seu case de sucesso:
O primeiro passo é contextualizar o leitor sobre quem é aquele cliente. É uma empresa ou um profissional relevante em seu segmento? Há quantos anos está no mercado? Quais são seus produtos e serviços? Quais foram suas principais conquistas durante toda a trajetória?
No caso de B2B, ou seja, quando o cliente final também é uma empresa, é interessante (mas não obrigatório) trazer informações sobre o profissional responsável por aquele projeto. Aqui geralmente vamos falar sobre o CEO do cliente, do especialista da área ou do responsável pela implantação da solução.
Depois que o leitor já descobriu sobre quem estamos falando, é hora de contextualizá-lo sobre o cenário anterior. Quais eram os desafios vividos por esse cliente? Ele tinha problemas que estavam precisando de soluções?
Este é um trecho muito importante, pois pode causar grande identificação no leitor. Ele pode perceber que o problema que o cliente do case estava tendo é o mesmo que ele tem hoje. E se outra pessoa ou empresa conseguiu solucionar essa questão, ele também pode ter essa oportunidade.
Algumas perguntas a serem respondidas aqui são:
* Quais eram os principais desafios?
* Por que esses desafios existiam?
* Eles estavam prejudicando a empresa de alguma forma?
* Como foi identificada a necessidade de solucionar esses desafios?
* O que o cliente esperava que mudasse quando contratou a empresa?
Aqui entram as informações sobre as soluções que foram aplicadas para resolver os desafios citados anteriormente. Quais produtos e serviços o cliente contratou e como eles funcionam?
É importante mostrar como a solução foi implementada e porque, entre outras opções, ela foi a escolhida pelo cliente. Quais são os diferenciais da empresa contratada? Como foi identificado que essa seria a melhor solução?
Aproveite o espaço para mostrar para o leitor o que pode acontecer, na prática, se ele contratar esse mesmo produto ou serviço.
Outro ponto importante é considerar o que é mais relevante para esse leitor. Analise a persona para quem você está escrevendo o conteúdo e pense em suas dores e prioridades. Mostre como essa solução pode ajudá-la.
Parceria é importante para a persona? Mostre como a empresa foi parceira do cliente. Conhecimento técnico do fornecedor é relevante? Fale sobre sua expertise. Praticidade para implementar a solução? Mostre como o processo foi simples e rápido.
Se estamos escrevendo um case de sucesso, é porque a solução aplicada trouxe excelentes resultados para o cliente. Então é hora de explorá-los ao máximo!
Quais foram os resultados obtidos? Como a solução implementada trouxe benefícios para o cliente?
É importante trazer detalhes que sejam relevantes para a persona, pois, consequentemente, estamos mostrando quais resultados ela também pode obter.
No fim ou ao longo do case de sucesso, é interessante trazer depoimentos do cliente. É comum que esse tipo de material seja feito a partir de uma entrevista com o responsável pela implantação da solução, e algumas falas podem ser aproveitadas para enriquecê-lo.
Afinal, melhor do que a própria empresa falando sobre seus resultados e os benefícios de suas soluções, é o cliente trazer o seu ponto de vista e sua “avaliação”.
No momento da construção do case, você pode utilizar algumas falas ao longo do texto. Por exemplo, ao citar o cenário anterior e as dores do cliente, coloque um trecho dele falando sobre isso. Ao falar da implementação, adicione mais um pedacinho de seu depoimento sobre o assunto.
Porém, em alguns casos não há necessidade — ou não há material suficiente para isso. Então, você pode colocar um depoimento geral sobre o projeto como um todo no fim do case.
A escolha do formato também é muito importante e deve ser feita ainda antes de escrever o case de sucesso. Isso porque o objetivo final interfere diretamente no processo de escrita.
Os formatos mais comuns são:
* texto — página do site, blog post ou e-book;
* vídeo — animado, narrado ou com participação do cliente;
* infográficos — com mais imagens/gráficos e menos texto;
* redes sociais — junção de imagens e texto em formatos adequados às redes utilizadas;
* áudio — podcasts.
Vamos falar mais um pouco sobre cada um deles?
O formato de texto é o mais comum entre os cases de sucesso. Quando essa é a opção escolhida, o material final pode ser uma página do site da empresa, um e-book, uma publicação no blog, entre outros.
É importante pensar que, se o conteúdo for publicado em uma página do site ou no formato de um blog post, as regras e boas práticas de SEO devem ser seguidas.
Quer um exemplo? Veja o case da Dialetto com a BRy, publicado em uma página de nosso site.
Cases em vídeo também fazem muito sucesso quando bem produzidos. Nesse caso, é necessário escrever a história como um roteiro, para que a produção seja feita com base na estrutura pré-definida.
Nesse formato, é possível explorar diversas possibilidades, como vídeos com depoimentos do cliente, vídeos narrados com imagens relacionadas, animação, entre outros.
Quer um exemplo? Veja o case do Asaas com a Tiflux, em um vídeo publicado no Youtube.
Os cases em formato de infográfico são indicados para empresas que possuem muitos dados para apresentar ao leitor. Assim, é possível deixar o conteúdo mais dinâmico e destacar as informações principais, que poderiam se perder em um texto extenso.
Mas é importante avaliar bem antes de escrever um infográfico. Se houver mais elementos de texto do que de imagens ou gráficos, pode ser mais interessante fazer um e-book, por exemplo.
Não podemos negar que as redes sociais têm uma importância enorme no compartilhamento de informações. E por que não utilizá-las para divulgar bons resultados e cases de sucesso?
Nesse caso, é necessário identificar em quais redes o conteúdo será publicado, para então pensar no formato utilizado. Hoje, as redes mais relevantes para empresas são o Linkedin e o Instagram — e, em casos específicos, o Facebook.
Para as três redes sociais citadas, é possível fazer um conteúdo de formato semelhante, com uma ou mais imagens com informações em destaque, e um texto pequeno/médio na legenda. Também é possível utilizar vídeos e outros recursos oferecidos pelas plataformas — basta aliar criatividade e estratégia!
Os podcasts estão super em alta e são muito consumidos por profissionais em busca de conhecimento, informações e novidades sobre o mercado. Então, esse é um formato bem interessante para cases de sucesso, que podem ser divulgados no podcast da própria empresa.
Cada vez mais os profissionais estão com a rotina corrida e não conseguem parar para ler um post ou e-book, mas conseguem ouvir o podcast no caminho do trabalho, por exemplo. Por isso os áudios e podcasts podem ser bem relevantes. Nesse caso, a participação do cliente é indispensável.
Agora que você já sabe como escrever um case de sucesso, é hora de colocar a mão na massa! Quer mais exemplos e referências antes de começar a produzir o seu? Então leia os cases de sucesso da Dialetto e inspire-se 🙂
Texto de autoria de Débora Resende
Analista de Estratégia de Conteúdo na Dialetto