Ouvir podcast é um hábito que está se tornando cada vez mais comum. Segundo pesquisa da Statista, mais de 40% dos brasileiros consomem informações através deste canal, totalizando cerca de 30 milhões de ouvintes. Inclusive, hoje, o Brasil já é o terceiro país com maior audiência.
Esses números têm chamado a atenção das empresas, fazendo com que elas comecem a avaliar a possibilidade de incluir o podcast em sua estratégia de marketing de conteúdo B2B. Mas, nesse cenário, surgem as questões: por onde começar e o que esperar dessa entrega
Neste conteúdo, vamos mostrar os principais fatores que você deve avaliar, incluindo o objetivo com esse formato, os públicos e a forma de distribuição, entre outros. Vamos lá!
Antes de sair gravando um podcast, é preciso estudar e planejar. Com isso, aumentam as chances de você criar um canal que seja de fato relevante e que chegue nas pessoas certas.
Separamos a seguir 10 dicas para você começar. Acompanhe!
Antes de iniciar o planejamento em si, é essencial ter clareza sobre o papel do podcast em uma estratégia B2B. Justamente para não criar expectativas que, no fim das contas, ele não pode suprir.
Nesse tipo de negócio, o podcast é um canal e não um produto. Sendo assim, o conteúdo gerado serve para educar e aumentar a credibilidade da empresa e não promover uma venda direta.
Isso não significa que, após um tempo, essa venda não possa ocorrer. Porém, o caminho pode ser um pouco mais longo, passando pela criação de valor e percepção de autoridade, atração de pessoas interessadas e estreitamento de relação até chegar nela.
Com isso em mente, avalie se está de acordo com o seu propósito e ideia inicial.
Pergunte-se: com quem você deseja se comunicar através do podcast? Essa resposta irá direcionar toda a estratégia, pois impacta no tom de voz que irá utilizar e até nas pautas que serão oferecidas.
Um ponto importante é que nem sempre a persona do negócio será o público do podcast. Às vezes, é mais eficiente atingir os influenciadores nesse canal, para que eles propaguem as informações e gerem maior engajamento.
De acordo com um estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br, através de dados da Statista e IBOPE, o formato que mais agrada aos brasileiros é a entrevista com convidados. Ele é a preferência de 55% das pessoas, seguido por:
Porém, antes de se basear apenas nas preferências, é essencial avaliar o assunto que deseja abordar, até para se certificar que outras pessoas estariam aptas ao debate.
Vamos supor que sua empresa é do ramo de logística e você pretende levar para o podcast temas como gestão de qualidade. Existem profissionais de referência que poderiam trazer informações de forma mais completa do que você, a ponto de valer a pena ser entrevistados? Ou será que contar com mais de uma pessoa, transformando em mesa redonda, pode ser um caminho mais dinâmico e eficiente?
Na dúvida, vale promover testes e ver como o seu público-alvo reage.
Esse passo é essencial não apenas para justificar a criação de um canal, mas também para não alimentar falsas expectativas sobre o podcast.
Entre os principais benefícios estão:
Outro diferencial do podcast é que os ouvintes gostam de voltar e ouvir os episódios desde o início. Com o tempo, isso vai aumentando a autoridade e ampliando o alcance.
Por mais simples que possa parecer, pensar em um nome pode demandar tempo, especialmente porque ele estará associado à marca do seu negócio. Uma dica infalível é selecionar um que tenha relação com a temática e, ao mesmo tempo, remeta ao segmento de atuação.
Isso é bom porque ajuda a gerar fácil identificação. Além do mais, isso facilita a vida das pessoas quando forem buscar podcast por temas nos mecanismos de busca ou mesmo nas plataformas.
Temos uma boa notícia: você não vai precisar de equipamentos muito sofisticados para gravar seu podcast. Na verdade, se você tiver um computador, acesso à internet e um local tranquilo para gravar, já é possível dar início ao projeto.
Com o tempo e após todos os testes, aí sim você poderá investir em uma mesa de som, microfones profissionais e até mesmo uma câmera – caso opte por ter a versão em vídeo do podcast. Mas isso é algo que pode ser adquirido com o tempo, sem impactar nos seus planos.
O local onde você irá dispor o podcast pode impactar nos seus acessos. Atualmente, o Spotify é a plataforma preferida, com 25% de participação no mercado. Em seguida, estão Apple Podcast e Google Podcasts, com 20% e 16%, respectivamente.
Assim como sugerimos quando falamos sobre os formatos, é importante levar em consideração esses indicadores, mas também entender onde o seu público está. Ou seja, os ouvintes que você deseja atingir costumam usar qual plataforma?
Ainda neste ponto, lembre-se que é preciso divulgar seu material em outros canais, como nas redes sociais. Isso aumenta o alcance, bem como as chances de compartilhamentos.
O roteiro funciona como um guia para o programa. Logo, pensar nele ainda nessa etapa de planejamento pode ajudar a definir com ainda mais clareza o formato, o tempo necessário e até mesmo os equipamentos que será preciso adquirir.
Mas como criar um bom roteiro para podcast? Ele deve conter:
Aqui, um ponto de atenção: o roteiro não deve limitar o que será falado, mas sim guiar. Ou seja, não é necessário se prender ao script sempre.
Manter a regularidade e periodicidade nas postagens dos podcast é essencial, principalmente porque as pessoas criam expectativas em relação a isso e cumprir o combinado ajuda na fidelização.
Sendo assim, se você se propôs a gravar episódios a cada 15 dias, evite ao máximo pular uma quinzena. Caso contrário, com o tempo, as pessoas podem desistir de te acompanhar.
Quando pensamos em podcast, é importante ter em mente que os resultados são intangíveis, o crescimento é mais lento e, como já mencionamos, não podemos esperar vendas diretas rápidas.
Mas então o que pode indicar que o podcast está dando certo? Fique de olho nos comentários e feedbacks que os ouvintes deixam nos aplicativos e também nas suas redes sociais. Também mensure as curtidas, os compartilhamentos e os leads gerados.
Quer ver um exemplo prático de resultados que podem ser alcançados? Leia: Podcast para empresas de tecnologia: fatores de sucesso para consolidação junto ao cliente Manhattan.
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