29/11/2022

10 fatores que você deve avaliar antes de incluir podcast em estratégias de marketing B2B

10 fatores que você deve avaliar antes de incluir podcast em estratégias de marketing B2B

Ouvir podcast é um hábito que está se tornando cada vez mais comum. Segundo pesquisa da Statista, mais de 40% dos brasileiros consomem informações através deste canal, totalizando cerca de 30 milhões de ouvintes. Inclusive, hoje, o Brasil já é o terceiro país com maior audiência.

Esses números têm chamado a atenção das empresas, fazendo com que elas comecem a avaliar a possibilidade de incluir o podcast em sua estratégia de marketing de conteúdo B2B. Mas, nesse cenário, surgem as questões: por onde começar e o que esperar dessa entrega

Neste conteúdo, vamos mostrar os principais fatores que você deve avaliar, incluindo o objetivo com esse formato, os públicos e a forma de distribuição, entre outros. Vamos lá!

Podcast para empresas B2B: por onde começar?

Antes de sair gravando um podcast, é preciso estudar e planejar. Com isso, aumentam as chances de você criar um canal que seja de fato relevante e que chegue nas pessoas certas. 

Separamos a seguir 10 dicas para você começar. Acompanhe! 

1. Entenda para que serve o podcast

Antes de iniciar o planejamento em si, é essencial ter clareza sobre o papel do podcast em uma estratégia B2B. Justamente para não criar expectativas que, no fim das contas, ele não pode suprir.

Nesse tipo de negócio, o podcast é um canal e não um produto. Sendo assim, o conteúdo gerado serve para educar e aumentar a credibilidade da empresa e não promover uma venda direta.

Isso não significa que, após um tempo, essa venda não possa ocorrer. Porém, o caminho pode ser um pouco mais longo, passando pela criação de valor e percepção de autoridade, atração de pessoas interessadas e estreitamento de relação até chegar nela.

Com isso em mente, avalie se está de acordo com o seu propósito e ideia inicial.

2. Estabeleça os públicos que deseja atingir

Pergunte-se: com quem você deseja se comunicar através do podcast? Essa resposta irá direcionar toda a estratégia, pois impacta no tom de voz que irá utilizar e até nas pautas que serão oferecidas.

Um ponto importante é que nem sempre a persona do negócio será o público do podcast. Às vezes, é mais eficiente atingir os influenciadores nesse canal, para que eles propaguem as informações e gerem maior engajamento.

3. Defina o melhor formato e quais temas irá abordar

De acordo com um estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br, através de dados da Statista e IBOPE, o formato que mais agrada aos brasileiros é a entrevista com convidados. Ele é a preferência de 55% das pessoas, seguido por:

  • Narrativas;
  • Mesa redonda;
  • Reportagens;
  • Resumo do dia.

Porém, antes de se basear apenas nas preferências, é essencial avaliar o assunto que deseja abordar, até para se certificar que outras pessoas estariam aptas ao debate.

Vamos supor que sua empresa é do ramo de logística e você pretende levar para o podcast temas como gestão de qualidade. Existem profissionais de referência que poderiam trazer informações de forma mais completa do que você, a ponto de valer a pena ser entrevistados? Ou será que contar com mais de uma pessoa, transformando em mesa redonda, pode ser um caminho mais dinâmico e eficiente?

Na dúvida, vale promover testes e ver como o seu público-alvo reage.

4. Tenha clareza sobre os benefícios do podcast

Esse passo é essencial não apenas para justificar a criação de um canal, mas também para não alimentar falsas expectativas sobre o podcast.

Entre os principais benefícios estão:

  • É de fácil produção: a padronização do formato ajuda na produção. Além disso, o podcast não requer grande investimento inicial;
  • Permite o reaproveitamento de conteúdo: o áudio gerado pode ser desdobrado em outros formatos, como texto para blog e cortes para social media;
  • Gera maior conexão com o público: o podcast é capaz de transmitir melhor sua personalidade e, com isso, ir criando fãs, que, além de se manterem fiéis, divulgam seu canal;
  • Resultado a longo prazo: os episódios ranqueiam nas buscas orgânicas e podem ser um grande diferencial pensando em posicionamento, além de aparecer nas próprias plataformas de podcasts (como Apple Podcasts, Google Podcasts e Spotify). 

Outro diferencial do podcast é que os ouvintes gostam de voltar e ouvir os episódios desde o início. Com o tempo, isso vai aumentando a autoridade e ampliando o alcance.

5. Defina um nome que faça sentido para o seu negócio

Por mais simples que possa parecer, pensar em um nome pode demandar tempo, especialmente porque ele estará associado à marca do seu negócio. Uma dica infalível é selecionar um que tenha relação com a temática e, ao mesmo tempo, remeta ao segmento de atuação. 

Isso é bom porque ajuda a gerar fácil identificação. Além do mais, isso facilita a vida das pessoas quando forem buscar podcast por temas nos mecanismos de busca ou mesmo nas plataformas.

6. Liste os equipamentos que irá precisar

Temos uma boa notícia: você não vai precisar de equipamentos muito sofisticados para gravar seu podcast. Na verdade, se você tiver um computador, acesso à internet e um local tranquilo para gravar, já é possível dar início ao projeto.

Com o tempo e após todos os testes, aí sim você poderá investir em uma mesa de som, microfones profissionais e até mesmo uma câmera – caso opte por ter a versão em vídeo do podcast. Mas isso é algo que pode ser adquirido com o tempo, sem impactar nos seus planos.

7. Pense em como irá distribuir o material

O local onde você irá dispor o podcast pode impactar nos seus acessos. Atualmente, o Spotify é a plataforma preferida, com 25% de participação no mercado. Em seguida, estão Apple Podcast e Google Podcasts, com 20% e 16%, respectivamente.

Assim como sugerimos quando falamos sobre os formatos, é importante levar em consideração esses indicadores, mas também entender onde o seu público está. Ou seja, os ouvintes que você deseja atingir costumam usar qual plataforma?

Ainda neste ponto, lembre-se que é preciso divulgar seu material em outros canais, como nas redes sociais. Isso aumenta o alcance, bem como as chances de compartilhamentos.

8. Pense no roteiro

O roteiro funciona como um guia para o programa. Logo, pensar nele ainda nessa etapa de planejamento pode ajudar a definir com ainda mais clareza o formato, o tempo necessário e até mesmo os equipamentos que será preciso adquirir.  

Mas como criar um bom roteiro para podcast? Ele deve conter:

  • Vinheta de início;
  • Apresentação das pessoas e do tema que será abordado;
  • Introdução ao assunto;
  • Perguntas que pretende fazer;
  • Discussões indispensáveis;
  • CTAs;
  • Encerramento.

Aqui, um ponto de atenção: o roteiro não deve limitar o que será falado, mas sim guiar. Ou seja, não é necessário se prender ao script sempre.

9. Preveja a periodicidade das criações

Manter a regularidade e periodicidade nas postagens dos podcast é essencial, principalmente porque as pessoas criam expectativas em relação a isso e cumprir o combinado ajuda na fidelização.

Sendo assim, se você se propôs a gravar episódios a cada 15 dias, evite ao máximo pular uma quinzena. Caso contrário, com o tempo, as pessoas podem desistir de te acompanhar.

10. Defina os resultados que irá acompanhar

Quando pensamos em podcast, é importante ter em mente que os resultados são intangíveis, o crescimento é mais lento e, como já mencionamos, não podemos esperar vendas diretas rápidas.

Mas então o que pode indicar que o podcast está dando certo? Fique de olho nos comentários e feedbacks que os ouvintes deixam nos aplicativos e também nas suas redes sociais. Também mensure as curtidas, os compartilhamentos e os leads gerados.

Quer ver um exemplo prático de resultados que podem ser alcançados? Leia: Podcast para empresas de tecnologia: fatores de sucesso para consolidação junto ao cliente Manhattan.

Este conteúdo foi útil para você? Continue no nosso blog e confira outros assuntos que irão ajudar na sua estratégia de comunicação.


Sobre o autor

Estefânia Martins

Squad Leader | Marketing de Conteúdo

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