Um trabalho bem-sucedido em Relações Públicas envolve, principalmente, o bom relacionamento com jornalistas, o mapeamento de diferentes canais de relevância para o cliente e o conhecimento acerca das pautas que esses veículos precisam. E, quando falamos na escolha de canais, é essencial escolher aquele que possui relevância para os clientes e, principalmente, seus públicos. Neste texto, trazemos um caso de sucesso do nosso time explorando um canal digital relevante e com ouvintes qualificados: as lives da Forbes Brasil. Confira!
O relacionamento da Dialetto com a equipe de transmissões da Live Forbes Brasil começou em julho de 2022. Após um estudo das lives e certificação de que o conteúdo produzido em vídeo pela revista tinha a ver com o perfil dos clientes da agência, foi feito um primeiro contato com uma sugestão de entrevistado.
Desde então, as trocas entre as duas equipes tornaram-se mais frequentes, com atualizações periódicas sobre a carteira de clientes da agência. Em dezembro de 2023, após três sugestões bem-sucedidas de fontes, a produtora do canal entrou em contato para avisar sobre o retorno das transmissões em janeiro de 2024 e se colocou à disposição para receber sugestões de fontes. Para atender a essa demanda, foi feita uma lista com todos os clientes da Dialetto que teriam disponibilidade para participar.
Nesses casos, tão importante quanto ter dados relevantes sobre o cliente é saber destacar a pauta que ele domina. Por isso, além de informações básicas como nome da empresa, boilerplate e mini-bio dos porta-vozes, foi organizado um documento com os temas de maior expertise dos indicados. Cada atendimento listou a sugestão de pauta completa, com temática principal e dados relevantes sobre o assunto.
Dessa forma, a equipe de produção tinha mais insumos para conhecer tanto a empresa, quanto sua área de atuação.
A partir dessas sugestões, a Paytrack, scale-up de Blumenau (SC) especializada em gestão de viagens e despesas corporativas, abriu a sequência de lives do ano, no dia 1º de março: Tiago Alves, CEO da Regus & Spaces Brasil, recebeu Edson Gonçalves, Cofundador e VP de Produto da Paytrack, para falar sobre tendências e desafios na gestão de viagens corporativas em 2024. “Foi uma satisfação participar dessa vertente da Forbes Brasil, uma das mais conceituadas plataformas do mundo dos negócios”, Edson comenta, a respeito da experiência. “Tivemos um bate-papo leve, com muita informação sobre viagens corporativas, um tema tão presente no meio executivo. Ter a Paytrack como referência para a audiência participativa e qualificada da Forbes demonstra nosso diferencial.”
Na sequência, outro cliente Dialetto foi selecionado para compartilhar conhecimento sobre o ecossistema de tecnologia na Live Forbes & Regus, a Darwin Startups, especializada em desenvolver relacionamentos estratégicos entre corporações, investidores e startups. O trabalho contou com media training, articulações para alinhamento de pré-entrevista com a produção do canal e mapeamento de desafios e oportunidades. O bate-papo ocorreu no dia 15 de março com participação de Marcos Mueller, CEO da Darwin Startups, gerando um importante debate sobre desafios e oportunidades em estabelecer vínculos estratégicos entre empresas e startups. “Temos como objetivo impulsionar o ecossistema empreendedor e fortalecer o cenário de inovação no Brasil, por meio de programas de aceleração, parcerias com grandes empresas, e programas personalizados para parceiros corporativos, impulsionando o crescimento de empreendedores. Na Live Forbes & Regus conseguimos expressar esse propósito e fortalecer nosso posicionamento de mercado, traduzindo-se em uma grande vitória para nossos objetivos e resultados em termos de assessoria de imprensa”, destaca Marcos Mueller.
No dia 28 de março foi a vez de Jonatan da Costa, CEO da Área Central, participar da série de lives para comentar o crescimento da modalidade de compras conjuntas no Brasil. A Área Central é líder em tecnologias e uma das maiores autoridades em compras conjuntas para redes e centrais de negócios no mercado brasileiro. A modalidade tem como característica tornar grupos empresariais mais competitivos frente a grandes players em seus mercados de atuação, porque unem as unidades associadas para negociar em conjunto com fornecedores e, assim, obter mais vantagens e poder de barganha junto à indústria. “Participar da live da Forbes Brasil foi uma experiência gratificante porque conseguimos didatizar e mostrar para um público qualificado e para o mercado sobre o que são compras conjuntas e como elas podem ser um diferencial para diferentes setores de negócios. A visibilidade foi positiva e conseguimos transmitir nossa mensagem de forma clara e objetiva”, destaca Jonatan da Costa.
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