No final de abril, nada menos que dez clientes Dialetto foram destaque em uma emplacada no Financial Times, veículo britânico que é um dos mais tradicionais e respeitados na cobertura de negócios e economia: focada no ecossistema de empreendedorismo e inovação de Florianópolis, a matéria saiu no fDi Intelligence, site do Financial Times especializado em investimentos. Na reportagem, o jornalista Alex Irwin-Hunt mostrou como diversos empreendedores têm deixado grandes cidades brasileiras em busca de melhores condições para viver – e fazer seus negócios crescerem – na capital de Santa Catarina. O texto original repercutiu em outros veículos e nas redes sociais, sendo destaque na NSC e junto à Prefeitura de Florianópolis.
A construção da matéria começou quando o próprio jornalista, por meio de indicações, chegou ao time Dialetto – a partir daí, em um esforço conjunto, a equipe buscou entender que tipo de história o repórter estava tentando construir, e de quais informações ele precisava para isso. Para isso, foi importante também pesquisar o histórico de reportagens publicadas pelo jornalista, e perceber o perfil de texto que ele costuma escrever. “Isso acontece muito com pautas de ecossistema, em que não focamos apenas no cliente A, B ou C, e sim conectamos o repórter ao que ele está procurando, fazendo uma curadoria de conteúdos e fontes”, explica Rodrigo Lóssio, CEO da Dialetto.
Irwin-Hunt enviou ao time Dialetto uma série de perguntas sobre a cidade e o ecossistema de Florianópolis, e a equipe se dividiu para buscar essas respostas junto aos clientes, avaliando quais fontes poderiam contribuir da melhor forma para o texto. Todo o conteúdo chegou às mãos do jornalista devidamente traduzido para o inglês; e assim ele pôde avaliar o que fazia mais sentido para a matéria: algumas respostas foram publicadas conforme enviadas, e, em outros casos, o repórter solicitou entrevistas com os clientes – que foram então intermediadas pela Dialetto.
No final, ACATE, Zucchetti, Cashway, AQTech, Involves, Hostinger, Franq, Sebrae SC, Guia da Alma e Darwin Startups apareceram com destaque na reportagem, nas versões impressa e digital do veículo. “Outro ponto importante foi a agilidade: o veículo tinha pressa na publicação, e conseguimos fazer todo o levantamento de informações muito rapidamente”, completa Lóssio.
* Estudar o perfil do jornalista, compreender que tipo de história ele queria contar, e de quais informações ele precisava para isso
* Buscar junto aos clientes Dialetto porta-vozes que pudessem contribuir
* Coletar, traduzir e enviar essas informações com agilidade
* E nos casos em que foi necessário, intermediar entrevistas com os clientes