Aqui você vai saber como uma empresa totalmente outbound se tornou um case de marketing digital.
Em primeiro lugar, para entender o processo de transição de estratégia outbound para inbound marketing, é preciso conhecer um pouco mais a empresa. A Teclan é especializada em soluções multicanais e serviços para contact centers. O objetivo da empresa é utilizar a tecnologia para proporcionar a gestão unificada dos canais de relacionamento ou otimizá-la, garantindo o mais alto nível de experiência no atendimento ao cliente. Ou seja, no final, você saberá como conseguimos escrever sobre call centers de uma forma realmente atrativa e que, principalmente, gera resultados que nos tornam um case de marketing.
Muito antes de pensar em ser um case de marketing, o principal investimento na área era dedicado a eventos. Outras ações de relacionamento presencial com o público-alvo e anúncios eram também realizados, mas os investimentos, nesses casos, representavam um percentual menor do budget.
Os eventos continuam sendo ótimas formas de relacionamento para diversos negócios, mas, para a Teclan, era necessário mais. Os eventos demandavam investimentos elevados e nem sempre permitiam identificar claramente seu retorno. Sabíamos que os benefícios de branding, relacionamento e geração de leads eram atingidos, mas a mensuração dos resultados nem sempre era fácil de ser comprovada.
Além disso, outra dificuldade que encontrávamos naquele momento era o alinhamento de conceitos junto ao mercado. Muitas vezes, os leads contavam com soluções de discagem, por exemplo, que aumentavam a produtividade, e estavam satisfeitos. Porém, não olhavam para os custos de telefonia associados, nem para taxas de abandono de chamadas e insatisfação de seus clientes. Não sabiam o que podiam – e deviam – esperar de seus fornecedores. Uma situação clássica era explicar ao mercado o que era, de fato, um sistema de discagem preditiva. No nosso segmento, muitos players anunciavam esse recurso e exigiam um profissional exclusivamente para “pilotar” a solução. Ou seja, um custo embutido para as centrais – e não de fato uma discagem preditiva. Diante dessa necessidade de explicar ao mercado o que há de recursos disponíveis e sobre como obter o melhor para cada negócio, decidimos que precisávamos mudar.
Até 2012, o segmento de call center atuava de uma forma bem similar, não havia um ponto fora da curva. Aliás, até hoje, algumas empresas mantém unicamente o mesmo processo tradicional de marketing. Também consideramos as ações de outbound válidas. Porém, havia chegado a hora de dar um passo à frente e definitivamente inovar em nosso marketing. Se queríamos resultados, precisávamos ir além. Foi o que fizemos.
Acredito que começamos a nos tornar verdadeiramente um case de marketing a partir do momento em que decidimos ser nós mesmos o ponto fora da curva. Enquanto todos estavam investindo nos mesmos processos e ações, nós decidimos que precisávamos definitivamente inovar em nossa comunicação. Para nós, era muito claro, como diz uma famosa citação de autor desconhecido, de que não há como fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes.
Ninguém consegue se tornar um case de marketing apenas repetindo o que todas as outras empresas estão fazendo. E nós possuíamos dores bem claras que precisavam ser sanadas. Entre elas, o principal desafio de todo o profissional/setor de marketing: mensurar resultados e justificar investimento. Trabalhar com eventos, anúncios em revistas, relacionamento com associações, entre outros, estava criando a delicada situação de não saber quais métricas utilizar para embasar a ação. Contudo, a principal e mais sensível dor era: gerar resultados.
Um case de marketing sem resultados não pode ser considerado um case de marketing verdadeiro. Independentemente do que signifique sucesso para cada empresa, para a Teclan, era preciso gerar leads e, após, transformá-los em clientes. No caminho do processo de inbound marketing, estávamos já promovendo workshops próprios, mas ainda era insuficiente. Por isso, em 2012, ao conhecer a Resultados Digitais e a Dialetto, tínhamos a certeza de que era a hora de mudar e profissionalizar o nosso marketing digital.
Em 2012, começamos a desenvolver a ideia do blog da Teclan. Como é natural, as dúvidas eram inúmeras. A mais comum delas: as pessoas vão realmente querer ler sobre isso? Por esse motivo, é tão importante (e foi decisório) contar com o auxílio de uma agência especializada. Para chegar aos resultados atuais e ao status de case de marketing, tivemos também que enfrentar alguns desafios internos.
Estava tudo decidido, iríamos ter um blog especializado sobre o segmento de call center e apostar no inbound marketing. E agora? Primeiro, era preciso acreditar que tudo isso era sério. Ainda existe uma certa ideia de que o conteúdo para blog é algo simples de ser feito ou que basta apenas escrever um “Bom dia”, postar e pronto. Por isso, para que o inbound marketing realmente alcançasse os resultados que esperávamos, algo era certo: toda a empresa precisava acreditar que o trabalho que estávamos propondo e que iríamos começar a realizar com o blog da Teclan era de fato algo sério.
Quem apenas analisa os nossos resultados e nos conhece como um case de marketing, não imagina o quão profundamente tivemos que interferir para alcançar o devido destaque. Muito mais do que apenas uma ação do setor de marketing, foi preciso criar uma nova cultura interna e contar com o engajamento dos colaboradores. Afinal, mesmo com o amparo especializado da Dialetto e da Resultados Digitais, nós somos os especialistas do segmento de call center. Engajar o público interno para compartilhar expertise e informação foi fundamental. Hoje, todo o esforço foi devidamente recompensado com os resultados. E vale muito.
A mudança cultural na empresa impactou de forma bem relevante o setor comercial. Era preciso criar um novo processo de venda. Muito se fala sobre integração marketing e vendas, ou o smarketing, e sim, é realmente essencial. Seguindo a mesma linha de pensamento, só conseguíramos gerar resultados a partir de um alinhamento entre os setores. A mudança de toda a abordagem de vendas, para nós, acabou sendo uma mudança natural e sem sofrimento.
Anteriormente, havia a cultura de que o vendedor trazia serviço para o marketing. Contudo, com o alinhamento dos setores, o marketing passou a trazer serviço para vendas e, num ciclo, a área de vendas também repassava para o marketing. Novamente, a integração foi essencial para nos tornarmos um case de marketing. Aqui, temos o entendimento de que o marketing e o comercial são um único time e que deve haver uma colaboração mútua. Lead para o marketing tem que ser qualificado. E, outro ponto, é que o lead “nunca sai”: vai para sales, mas continua com o marketing sendo nutrido. Não é apenas o time comercial que possui metas de vendas, o time de marketing também tem metas para alcançar na geração de leads qualificados.
É claro que, apesar de ter sido uma mudança natural, o começo gerou um pequeno estranhamento. Entretanto, o principal diferencial foi a união da equipe. Tanto o marketing quanto o comercial foram aprendendo juntos as respostas para as questões principais: quando o lead vale a pena? Se o lead não é qualificado, o que vamos fazer? Todos questionam muito, o que é esperado num novo processo, mas também sempre estão abertos a experimentar, o que é fundamental para o sucesso.
Resumindo: cultura de integração, espírito de equipe, colaboração mútua, proximidade, abertura e responsabilidade dentro do processo.
A Teclan foi a primeira empresa do segmento a lançar um blog sobre os assuntos do mercado. Na época, foi um verdadeiro acontecimento, pois éramos a única fonte de informação especializada. O que gerou um buzz valioso para a atração inicial de leads. Em pouco tempo, conseguimos suprir todas as nossas necessidades e “curar as dores” do marketing. Além do blog, também começamos a trabalhar a atração e conversão com materiais educativos inéditos e a nutrição com uma série de Newsletters. Foi apenas o começo para o case de marketing.
Atualmente, possuímos uma série de artigos diferenciados sobre o setor, atingindo assuntos que vão desde gestão do call center até informações técnicas e notícias factuais. Temos também um belo legado de conteúdo rico, com materiais de formatos variados, sempre atentos às tendências do mercado. Alguns exemplos:
Nós não somos mais os únicos do setor a falar sobre o assunto. Porém, carregar o status de pioneiro é um fator que ajuda tanto tecnicamente, com indexação e autoridade, como também com a credibilidade adquirida perante o setor.
Em 2012, assim que iniciamos as ações de inbound marketing, já tivemos ótimos resultados de alcance:
O ciclo de vendas da Teclan é consideravelmente longo. No começo, acreditávamos que seria um empecilho, porém o marketing acabou ajudando muito o comercial. Nesse processo, o comercial compartilha com o marketing o que vivencia no mercado, quais as principais barreiras para a conversão, as principais demandas dos clientes e leads, etc. Assim, a comunicação da Teclan com o mercado vem sendo cada vez mais assertiva.
Além disso, o time de Marketing atua em conjunto com a equipe de Inovação, o que auxilia no desenvolvimento também de soluções com o foco na demanda do mercado. Afinal, não adianta apenas comunicar, tem que entregar a solução de valor. Nesse ponto, a interação com os leitores do Blog, com a base de leads e com os clientes atuais é fundamental.
Atualmente, as ações de inbound marketing têm sido responsáveis pela maior parte de novos clientes para a Teclan e o ROI facilmente comprovado – uma das grandes vantagens que o meio digital traz para as ações de Marketing.
Apesar de já sermos considerados um case de marketing, a principal lição aprendida em todo o processo é que não podemos jamais parar no tempo. Não adianta apenas esperar e acompanhar as ações do mercado. Ou seja, fazer o que todos estão fazendo. Se nós não saíssemos na frente, hoje não teríamos tantos resultados excelentes. Agora, o principal desafio é continuar inovando, fornecer conteúdo ainda mais relevante, aprofunda re apostar numa segmentação ainda mais apurada.
Quer saber mais sobre o case de marketing digital da Teclan? Confira a apresentação realizada na pós de e-branding da PUC/PR.
Autora original deste texto: Fernanda Daura