A assessoria de imprensa para tecnologia apresenta uma série de desafíos, tanto pela especificidade dos assuntos, quanto pela limitação de veículos focados em TI, bem como a construção de relacionamento com jornalistas e outros pontos. Para conquistar espaço, consolidar a imagem da empresa e gerar resultados é essencial adotar outras estratégias de comunicação. Uma forma de fazer isso é aliando técnicas de outbound e inbound marketing para atrair o público-alvo.
Tradicionalmente, um dos principais papéis da assessoria de imprensa é a construção da imagem de uma empresa perante a opinião pública. Mas, até pouco tempo atrás, esse trabalho era feito de forma isolada, sem tentar aliar a outras ações de marketing e divulgação. No entanto, é possível utilizar a assessoria de imprensa para potencializar os resultados de inbound e vice-versa. Como? Confira a seguir!
Embora algumas empresas optem por investir apenas em assessoria ou inbound, as duas estratégias juntas podem acelerar e potencializar os resultados para ambos os lados. Com materiais e ações definidas em conjunto, é possível aumentar a base de leads e ainda consolidar a imagem da empresa na mídia, atraindo novos clientes e investidores.
Para isso, é fundamental conhecer bem os dois lados da moeda, isto é, ter domínio tanto das estratégias de inbound quanto de assessoria de imprensa para tecnologia. Entender o timing para divulgação de determinado material, o interesse do público, bem como as dores das personas, formatos diferentes para inbound, além de ter um visão holística e fora da caixa, são alguns dos aspectos essenciais para ter sucesso na combinação de estratégias.
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Ao produzir e lançar um material rico — seja um ebook, infográfico, checklist ou qualquer outro formato — a expectativa é de que o conteúdo gere o máximo de novos leads e conversões. Contudo, a divulgação apenas por e-mail, redes sociais e CTAs no blog da empresa nem sempre é o suficiente para conquistar bons resultados no curto prazo. Com a divulgação dos materiais em portais de mídia especializada, assim como a inclusão de links estratégicos em pautas e notícias, o número de leads e outros indicadores são ampliados rapidamente.
Um exemplo prático, é a própria questão da autoridade de domínio do site da empresa, que é aumentada quando há links em sites externos com boa reputação (como portais de notícias), que apontam para o seu site. Ou seja, ter um material divulgado em portais de notícias é extremamente relevante e pode contribuir não apenas para a visibilidade da marca, como também para:
A partir do bom posicionamento do site e keywords relevantes para a empresa, os resultados de assessoria também são potencializados. Afinal, não adianta emplacar no Jornal Nacional e não ter uma base de conteúdos com qualidade, que possam ser acessados e localizados rapidamente pelo seu potencial cliente ou investidor. Por isso, assessoria de imprensa e inbound são estratégias que podem, e devem, andar juntas.
Confira a seguir algumas estratégias para combinar ações de inbound e assessoria e potencializar os resultados da sua empresa.
Os veículos procuram cada vez mais pautas com boas histórias, que estimulem a interação com o público e que tenham alto potencial de compartilhamento nas redes sociais. No caso da assessoria de imprensa para tecnologia, isso pode ser um pouco mais difícil, mas vencer este desafio pode trazer um ótimo retorno. Emplacar em blogs ou sites que focam no usuário final e que têm maior alcance, por exemplo, pode tornar a sua pauta “dura” em algo mais atrativo. Para isso, histórias de sucesso do uso do seu produto ou serviço e dados sobre a operação podem ajudar muito.
Como indicado anteriormente, conseguir a publicação de links dos conteúdos do seu blog ou site em grandes mídias pode aumentar o número de visitantes e leads. Mas fazer isso de forma discreta é a chave para não perder a oportunidade. É importante, por exemplo, não sobrecarregar as sugestões de pautas e notas com links para o seu site toda vez que o nome da sua empresa aparecer. Com certeza não pega bem e o jornalista vai retirar todas aquelas referências.
Uma boa prática é incluir no material de divulgação o link para um post que seja relevante e que ajude a contextualizar a pauta, como um post épico ou um conteúdo de topo de funil. Isso ajuda bastante em casos em que o tema da pauta de tecnologia é muito denso, além de criar uma experiência positiva tanto para o usuário, quanto para os mecanismos de busca.
Uma das regras básicas de SEO, para o bom rankeamento dos materiais, é a inclusão de links externos nos posts. Mas, não adianta colocar links para Wikipédia ou para sites com baixa autoridade de domínio. Para obter bons resultados, é importante que os links externos sejam direcionados para sites relevantes e que façam sentido para quem está lendo o conteúdo.
Nesse caso, incluir links para notícias publicadas na mídia sobre a sua empresa, produto, solução ou temas relacionados, por uma pauta conjunta ou até mesmo uma entrevista de algum representante do negócio, pode ser uma ótima saída. Assim como dados de pesquisas que são incluídos nos blogs posts, esse tipo de link valida as informações apresentadas e melhora a percepção do leitor — que muitas vezes chega organicamente ao seu site — sobre a sua empresa.
Outra estratégia conjunta para assessoria de imprensa para tecnologia e inbound é a divulgação de eventos e webinars. Os eventos podem ser divulgados com bastante antecedência em portais especializados e por e-mail, aumentando a visibilidade da empresa e o número de inscritos. Durante e após o evento, outros materiais de inbound também podem ser divulgados e encaminhados para os participantes, aprofundando questões abordadas pela empresa e nutrindo os leads.
Além disso, o próprio evento pode servir de insumo para a construção de uma série de materiais para a sua estratégia de inbound, como blog post, ebooks, vídeos curtos, podcasts, infográfico e muito mais. Afinal, é muito provável que nem todos os seus clientes possam acompanhar o evento ao vivo ou até mesmo se identificar com esse formato. Reaproveitando os conteúdos e informações apresentadas, você garante o máximo de conversões e resultados.
Um exemplo recente foi a Semana Transformação Paperless da Bry, cliente da Dialetto. O evento foi divulgado em canais de notícias e teve diversas inserções, aumentando o número de participantes e leads para a empresa, que continuam a receber conteúdos sobre certificação e assinatura digital.
Além da divulgação de eventos e webinars, outra estratégia conjunta que gera muitos resultados é a divulgação dos materiais de inbound na mídia. É claro que não é qualquer ebook ou checklist vai sair em grandes portais ou mesmo sites especializados. O material rico precisa entregar muito valor para o leitor, ser original e ter alguns critérios básicos (bem conhecidos pelo jornalismo), como: proximidade, impacto, relevância, atualidade, entre outros.
Por isso, é essencial explorar novos formatos de conteúdo rico e temas que sejam importantes para a sua persona. Um exemplo que vem crescendo entre as empresas, é a realização de pesquisas. Sim, pesquisas! O formato exige bastante planejamento e envolve tanto ações tradicionais de inbound, quanto de assessoria de imprensa.
A partir de um tema relevante, com dados significativos e bastante envolvimento do público, o material elaborado e lançado pela sua empresa tem grandes chances de se tornar viral, com a divulgação em diversos canais e geração de leads qualificados.
Para isso é importante saber quais os temas podem gerar maior engajamento e têm maior apelo para mídia. Nesses casos, o inbound pode se aproveitar de assuntos que estão em alta, como foi o caso da pandemia do coronavírus e questões relacionadas a Lei Geral de Proteção de Dados. Confira a seguir o case de sucesso da Pulses, cliente da Dialetto.
A Pulses é uma startup que desenvolve soluções para o acompanhamento do clima organizacional, engajamento e performance das empresas. Durante o início da pandemia do coronavírus, em 2020, a empresa resolveu lançar uma pesquisa exclusiva sobre a adaptação dos colaboradores ao trabalho remoto. Para isso, as equipes de inbound e assessoria de imprensa da Dialetto, definiram ações para realizar a pesquisa e divulgar os resultados com exclusividade na mídia.
A pesquisa em si, foi realizada a partir de uma ferramenta própria da empresa, disponibilizada gratuitamente: o Termômetro da Crise. Para ter acesso, as empresas precisavam preencher uma landing page e depois responder ao questionário. Os resultados serviram de base para pautas e uma série de análises. Na primeira etapa, 17 mil pessoas responderam a pesquisa, e 90 mil participaram da segunda etapa.
Alguns dos principais resultados da estratégia conjunta, foram:
Confira o Case completo da Pulses
Utilizar técnicas de outbound aliadas às de inbound pode ser outra forma de divulgar a sua empresa e torná-la referência de forma ainda mais rápida, tanto para a imprensa, quanto para o público.
Texto original publicado em 2 de setembro de 2016, por Marilia Quezado
Crédito da imagem: bykst/CC
Analista de Estratégia de Conteúdo | Inbound Marketing