02/09/2022

8 objetivos que você pode atingir com a estratégia de marketing de conteúdo

8 objetivos que você pode atingir com a estratégia de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é considerado uma das principais estratégias digitais. Isso porque ele permite que as empresas obtenham uma série de benefícios, incluindo o aumento no tráfego do site até o tão sonhado salto nas vendas.

De acordo com a pesquisa Content Trends, 73% das empresas adotam essa metodologia no Brasil. Tendo em vista que muitos empreendedores ainda estão iniciando sua jornada digital, vamos concordar que esse número é substancial. 

Quer saber mais sobre a estratégia de marketing de conteúdo? Continue com a gente, pois mostraremos quais objetivos ela ajuda a atingir e de que forma você pode colocá-la em prática. Antes, porém, é essencial retomarmos alguns conceitos – pois ajudarão no entendimento de tudo que iremos abordar depois. Vamos lá!

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia digital que tem como objetivo educar e engajar o público-alvo através de conteúdos relevantes que esclareçam suas principais dúvidas.

Entre esses conteúdos, podemos destacar:

Por meio desses materiais, conseguimos conduzir as pessoas através do funil de vendas. Ou seja, ao mesmo tempo em que são oferecidas informações relevantes, vamos gerando valor e criando uma percepção positiva da marca. Visando, com isso, estimular novos negócios.

Basicamente, o marketing de conteúdo pode ser dividido em 5 grandes etapas:

  • Elaboração da persona, para entender quem são as pessoas-chave que se deseja atingir;
  • Desenvolvimento do planejamento editorial, incluindo materiais de topo, meio e fundo de funil;
  • Criação do conteúdo em si, que deve ser exclusivo e, ao mesmo tempo, trazer as boas práticas de SEO;
  • Distribuição do conteúdo, seja através do blog, site, redes sociais e/ou fluxo de e-mail, por exemplo; 
  • Acompanhamento dos resultados, para se certificar que as ações estão sendo eficientes ou então promover novos testes.

Todas essas etapas devem “conversar” entre si, uma vez que de nada adianta criar um conteúdo que não seja direcionado à persona ou então que não seja distribuído no canal mais adequado, certo? 

E o que não é marketing de conteúdo?

Primeiramente, marketing de conteúdo não é sinônimo de marketing digital. Este último envolve um conjunto de ações online que visam atrair novos clientes, gerar relacionamento ou então tornar mais relevante uma marca. Sendo assim, vai além do conteúdo, trazendo no seu guarda-chuva estratégias como SEO e Inbound Marketing.

Já que falamos nesse assunto, é importante deixar claro que a estratégia também não é a mesma coisa que Inbound Marketing. Neste caso, além do conteúdo em si, tem todo um trabalho de distribuição e engajamento através de ferramentas de automação.  

Por fim, marketing de conteúdo não é assessoria de imprensa. Enquanto o primeiro visa atrair as personas através de conteúdos educativos, a assessoria quer aumentar a visibilidade da empresa nas mídias em geral. Logo, seu trabalho é muito ligado aos veículos de comunicação, tentando fazer com que sejam citados – as famosas “emplacadas”.

Em resumo, o marketing de conteúdo é uma das estratégias do marketing digital e do Inbound Marketing. Em contrapartida, tem objetivos bem diferentes da assessoria de imprensa, fazendo com que sejam complementares.

8 objetivos que o marketing de conteúdo ajuda a atingir

A seguir, vamos mostrar alguns benefícios que essa estratégia pode oferecer para o seu negócio. Vamos lá:

1. Aumentar as visitas no site

De acordo com o relatório Content Matters 2022, uma estratégia de marketing de conteúdo bem feita pode gerar 2,2 vezes mais visitas. Além disso, produzir mais de 13 conteúdos por mês é capaz de atrair 4,2 vezes mais visitantes.

O fato é que oferecer conteúdo relevante e útil atrai as atenções do Google, fazendo com que, aos poucos, seus materiais comecem a ficar melhor ranqueados. Com isso, mais pessoas têm acesso e passam a frequentar sua página. 

E, acredite, isso vira uma bola de neve, pois com esses acessos aumentando, o site passa a ser visto com referência. Logo, aumenta sua Autoridade de Domínio (DA) e mais conteúdos passam a ganhar destaque. Demais, né?

2. Posicionar-se melhor nos mecanismos de busca

Esse objetivo está diretamente ligado ao de cima, mas vale a pena explicar melhor. O que ocorre é que o marketing de conteúdo traz em si o posicionamento orgânico como essência

Isso significa que um dos objetivos iniciais é justamente melhorar a posição com que as páginas aparecem nos mecanismos de busca. Porém, tão importante quanto isso é garantir que elas sejam disponibilizadas de forma correta, ou seja, nas buscas feitas usando as palavras-chave estratégicas.

É por isso que esse trabalho deve ser feito por profissionais especializados. Afinal, é preciso escrever um conteúdo de qualidade, exclusivo, que seja relevante e que, principalmente, indexe para as keywords certas.

3. Atrair novos leads

Segundo a pesquisa que compartilhamos no objetivo 1, o marketing de conteúdo pode gerar 3 vezes mais leads. Mas por que isso ocorre? Porque o trabalho envolve justamente a criação de conteúdos para nutrir nossas personas. 

Esse fluxo de informações leva a pessoa do topo (quando ela ainda nem sabe que tem determinada necessidade) até o fundo (quando já está buscando empresas que oferecem as soluções que minimizam a dor descoberta).

Um grande benefício dessa nutrição é que o lead que passa por esses estágios chega muito mais qualificado para o time de vendas. Isso reduz o esforço do time comercial e, ao mesmo tempo, aumenta o ticket médio – falaremos mais sobre isso adiante.

4. Aumentar a credibilidade da marca

O conteúdo é uma parte essencial quando pensamos em branding, ou seja, na percepção que as pessoas têm sobre a marca. Isso porque, ao educar os potenciais clientes, também estamos nos posicionando como referência em determinado tema e segmento. Ou seja, mostramos preocupação em oferecer conteúdo relevante. 

Isso aumenta a autoridade e a credibilidade, fazendo com que as pessoas pensem na sua empresa sempre que quiserem entender mais sobre o assunto que você aborda.

Esse cenário todo também amplia as interações e, consequentemente, o engajamento com sua marca. E pensando a longo prazo, é possível que você comece a ganhar defensores, que praticamente fazem propaganda gratuita para seu site e, consequentemente, seu negócio.

5. Educar o mercado

Nós já usamos essa frase em outros objetivos, mas ainda assim é essencial tratarmos de forma isolada. 

É muito comum que as pessoas não tenham tanta clareza sobre o mercado em que você atua ou mesmo para que servem seus produtos. Sendo assim, podemos dizer que o marketing de conteúdo surge como uma estratégia que visa responder às dúvidas mais comuns e ensinar tudo o que as pessoas precisam para tomar a melhor decisão de compra.

Inclusive, se o conteúdo é completo e especializado, é possível quebrar objeções comuns, fazendo com que o lead chegue à etapa de compra com mais consciência sobre o que precisa e como o produto ou serviço pode lhe ajudar.

6. Gerar vendas

Apesar do marketing de conteúdo nem sempre ter como objetivo final as vendas, pois existem outras estratégias mais direcionadas, ainda assim ele pode ser eficiente nesse sentido.

Para isso, é essencial direcionar o planejamento editorial visando guiar os leads ao longo do funil de vendas. Deixando-os, com isso, mais preparados para a tomada de decisão, pois terão todas as informações que precisam para realizar a compra com maior assertividade.

7. Reduzir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

Em qualquer venda, a empresa precisa ter em mente os custos envolvidos na aquisição dos clientes. Geralmente, precisamos incluir aqui os valores de publicidade, o salário do vendedor ou profissional que faz prospecção, entre tantos outros.

Quando falamos de marketing de conteúdo, a ideia é que os possíveis clientes cheguem já qualificados para o setor de vendas. No caso, como já mencionamos, muito mais prontos para realizar a compra, uma vez que foram impactados por conteúdos relevantes e que explicam porque a solução é a melhor escolha. Fazendo, portanto, o CAC cair substancialmente.

8. Melhorar a experiência após a venda

Acredite, até nessa etapa o marketing de conteúdo pode ajudar. Seja através de um fluxo de e-mail, um treinamento online ou mesmo FAQ, é possível continuar oferecendo conteúdos relevantes para os seus já clientes.

Desta forma, você atua na retenção e fidelização deles, aumentando as chances de continuarem consumindo de você.

Como iniciar a estratégia de marketing de conteúdo da sua empresa?

Agora que você entendeu que diversos objetivos que você tem podem ser alcançados através desse trabalho, deve estar se perguntando: como entrar no mundo do marketing digital?

Primeiramente, é preciso entender que essa estratégia não envolve apenas escrever um bom texto para o blog ou enviar um e-mail de vez em quando para os clientes. É preciso planejamento e uma estratégia concisa

Isso significa que é necessário:

  • Pensar nos assuntos que você deve abordar;
  • Definir quais são as personas do seu negócio;
  • Determinar quando os conteúdos devem ser publicados e em qual canal;
  • Entender qual o formato mais adequado para os conteúdos;
  • Ter clareza sobre os resultados que pretende alcançar.

Se você quer ver na prática como o marketing de conteúdo pode ser eficiente, confira os resultados obtidos pela Exact!


Sobre o autor

Estefânia Martins

Squad Leader | Marketing de Conteúdo

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