A newsletter, como um conteúdo informativo, tem um papel importante na comunicação e no relacionamento com o seu cliente.
Ela é um material que pode ser extremamente eficaz, se elaborada da maneira correta e alinhada com as demais estratégias de marketing. Para isso, é essencial fazer um planejamento prévio. Ou seja, pense qual será o objetivo da sua newsletter, quais conteúdos enviará, com qual frequência e qual valor quer gerar para o destinatário.
Apesar de existir diferentes tipos de newsletter, você não pode se esquecer de alguns pontos importantes na hora de promover essa ação. Confira quais são eles abaixo!
A seguir, selecionamos 6 dicas para que você comece a utilizar esse material de forma eficiente e alinhada com a sua estratégia de marketing de conteúdo.
Elabore um design compatível com o que funciona para a sua persona. É importante saber se a persona do seu negócio prioriza itens mais visuais e animações gráficas ou se prefere textos mais extensos, por exemplo.
Não economize tempo para estudar a melhor maneira de alinhar o layout da sua newsletter com aquilo que o seu público espera e consome. De qualquer forma, existem boas práticas de praxe:
E, por fim, lembre-se de garantir uma boa experiência para o usuário mobile. Afinal, nem todos os leads verão a sua newsletter por meio de grandes telas.
Além disso, é válido ressaltar que um layout bem feito pode ser utilizado diversas vezes até chegar um momento oportuno para atualizações. Até lá, aproveite o design já feito para manter um trabalho padronizado e igualmente eficiente.
Por se tratar de um material que tem o intuito informativo, nada melhor do que compartilhar conteúdos que tenham relevância para aqueles que receberão a sua newsletter. É possível elaborar diferentes newsletter para diferentes personas.
Aproveite para trabalhar nas segmentações e fazer envios cada vez mais assertivos – com a informação e na frequência corretas. Criar segmentações pode, muitas vezes, ser um trade off entre quantitativo e qualitativo. Apesar de ser um envio direcionado para um público menor, terá resultados mais qualificados.
Você personaliza o conteúdo para atender às preferências dos seus contatos (ou das suas segmentações), garantindo que eles recebam exatamente o que desejam ver. Como resultado, as pessoas se envolvem mais, pois você fornece informações precisas e relevantes. Logo, o marketing assume uma abordagem mais personalizada, o que leva a melhores resultados.
Para não correr o risco de cair no spam e aumentar as taxas de bounce, certifique-se de seguir datas coerentes com os demais envios das ações de marketing. Ou seja, evite enviar muitos e-mails simultâneos, o que inclusive pode levar ao desinteresse do leitor.
Existem objetivos distintos para uma newsletter: geração de leads, nutrição, curadoria, autoridade etc.
Sendo assim, é imprescindível a análise de qual deverá ser o intuito da sua newsletter – alinhado com as demais ações de marketing – e a partir disso definir os conteúdos que são escolhidos.
A intenção da newsletter como e-mail marketing é criar um canal de comunicação eficaz e significativo entre a empresa e seu público. Portanto, é válido ressaltar que, ao fornecer conteúdo personalizado e de valor, a newsletter terá o poder de estabelecer um relacionamento sólido, construir confiança e fortalecer a fidelidade dos clientes.
Esse relacionamento poderá ser nutrido periodicamente com o objetivo de informar, educar ou promover.
Em algumas ferramentas de automação é possível, através de um heat map, analisar quais foram os conteúdos mais clicados e, a partir disso, direcionar a produção de materiais futuros para o que tem melhor acesso.
É super importante saber como se comunicar com o seu cliente e qual linguagem utilizar na newsletter. Afinal, é através dessa comunicação que o relacionamento será construído. Uma dica: identifique a(s) persona(s) do seu negócio e desenvolva um storytelling compatível.
Entendendo para quem será enviado, torna mais fácil visualizar uma comunicação e uma linha de raciocínio estabelecida entre sua empresa e o cliente em questão. A partir disso, basta desenvolver a escrita com total atenção à gramática, coerência, clareza e sempre buscando gerar identificação.
Ao levantar uma ideia central de como a sua empresa entende e, ainda melhor, pode solucionar a dor daquele leitor, um nível de aprendizado é adquirido e o início de uma conexão é estabelecida. Isso significa que conhecendo sua persona, compreendendo qual é o seu problema e afirmando como resolver, o caminho já está traçado.
Para ajudar na sua estratégia e elaborar textos que convertam, é uma ótima oportunidade de fazer o uso dos famosos gatilhos mentais. Eles ativam estímulos e emoções que conduzem o indivíduo para a ação.
Sendo estímulos externos, eles podem ser premeditados e executados com a intenção de um desfecho específico. Na newsletter do seu negócio podem ter alguns princípios que auxiliem e enriqueçam a sua estratégia no marketing digital e que converta aquele leitor para alguma ação desejada.
Separamos alguns dos princípios de gatilho mental que podem ser aplicados no desenvolvimento do copy da sua newsletter:
Trazer conteúdos, igualmente relevantes, de outros canais comprometidos com a veracidade e que tenham relação com o segmento da sua empresa é um ótimo caminho para gerar confiança no leitor. Exemplo: insira notícias ou artigos que complementem o assunto abordado na newsletter ou que sirvam como um case para a solução ofertada.
Além disso, existe uma diferença entre a citação de links externos relevantes para o cliente e a curadoria de conteúdos externos. A curadoria exige uma pesquisa densa, principalmente caso haja a intenção de redigir comentários editoriais referente àquele conteúdo. Nesse caso, mais tempo será investido, mas tudo em prol de um reforço de autoridade.
É importante alinhar a curadoria com o objetivo da sua newsletter, procurando sempre seguir uma linha de raciocínio e coerência. Exemplo: se o foco da newsletter é levar leads para o site, provavelmente será preciso trazer links internos e externos.
Sem teste e análises fica ainda mais difícil identificar pontos de melhoria e entregar um material mais completo para o seu cliente. Logo, altere o assunto, insira CTAs, mude o layout, inclua novos conteúdos e nunca se esqueça de ficar de olho nas taxas. Elas te guiarão até um caminho correto e que de fato funcione para o seu negócio.
Encontrando estratégias que funcionem, basta replicar em futuras oportunidades ou em outras vertentes da newsletter. As taxas de abertura, de cliques e de bounce – essa nem tanto – serão suas melhores amigas para garantir envios cada vez mais eficientes.
Não podemos deixar de lado o poder do feedback. Uma grande tendência é criar essa linha de comunicação com o leitor onde ele se sinta confortável em dissertar um retorno referente ao conteúdo que ele acabou de consumir. Você pode encontrar, no final de algumas newsletters, a opção de resposta ou até mesmo botões para indicar se aquele conteúdo foi satisfatório ou deixou a desejar.
Um feedback direto do lead pode ajudar a medir o interesse sobre determinados materiais, assim como outros aspectos, e assim contribuir para envios melhores e cada vez mais assertivos para o público-alvo em questão.
Além disso, selecione bem o dia, o horário e os destinatários, fazendo sempre testes para ver o que melhor funciona para o seu público.
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