Com 15 anos de mercado e serviços consolidados nas áreas de assessoria de imprensa e marketing de conteúdo, a Dialetto vem buscando, constantemente, formas de se manter competitiva, tanto com a qualificação de serviços como com a inovação de portfólio. Diante do cenário de crescimento do consumo de podcasts no Brasil, desenhar uma solução de podcast para empresas de tecnologia surgiu como uma demanda estratégica.
Ao longo de 2021 e 2022, estruturamos e consolidamos o modelo deste produto para nosso cliente Manhattan e, neste post, compartilho os fatores de sucesso para essa inovação.
A Manhattan Associates é líder em tecnologia em cadeia de suprimentos e comércio omnicanal, e está sediada em Atlanta, no estado da Geórgia, nos EUA.
A parceria com a Dialetto iniciou em 2020, por meio do serviço de mídias sociais (foco em LinkedIn e Facebook), com o objetivo de estabelecer a presença digital da empresa.
Em 2021, com o começo da atuação em assessoria de imprensa, o reforço do posicionamento ganhou nova dimensão e a possibilidade de explorar o podcast para empresas de tecnologia passou a fazer ainda mais sentido para a Manhattan.
Com início em agosto de 2021, o podcast corporativo está na segunda temporada, conta com 5 episódios publicados (mais um a ser gravado) e já está com a terceira temporada garantida.
Entre os convidados, temos grandes players do mercado, como RaiaDrogasil, Arezzo e Google.
“Queríamos nos aproximar do nosso público. A criação e entrega de conteúdo de valor foi a estratégia adotada. O podcast nos trouxe a oportunidade de conectar com influenciadores e importantes players do nosso mercado, além de estreitar laços com nossos clientes.”
Rachel Filipov, Head de Marketing para a América Latina na Manhattan Associates
A consolidação do podcast para a empresa ocorreu com articulação entre outros serviços da Dialetto, como assessoria de imprensa, design e redes sociais (inclusive, YouTube), e se dá no contexto dos seguintes resultados:
**** Dados de junho de 2022
A seguir, trouxemos pontos que consideramos essencial para obter sucesso nessa ação.
Quando a ideia do podcast ainda estava se desenhando, a atividade de benchmarking foi muito importante para munir nosso time e o cliente com as referências de sucesso no mercado. Nesta etapa, foi possível analisar aspectos mais estratégicos, como linhas de posicionamento, perfil de convidados, até mais táticos e operacionais, como estrutura dos episódios, duração, recorrência e plataformas utilizadas.
Tais parâmetros também foram utilizados para fazer um match entre como o mercado brasileiro de podcasts corporativos vinha se comportando e a expectativa do cliente. Com isso, chegou-se aos seguintes objetivos e públicos para o projeto:
Outro aprendizado para consolidar o podcast diz respeito à viabilidade operacional, tanto em relação às ferramentas como em relação aos profissionais necessários para produzir, executar, finalizar e divulgar o conteúdo.
Após a realização de alguns testes, chegou-se à solução ZenCastr para as gravações remotas, pois a ferramenta se destacou pela fácil usabilidade e por capturar os áudios com qualidade, permitindo ainda a gravação separada para cada voz, o que facilita a edição.
Por conta da experiência jornalística e conhecimento sobre o cliente, entendemos que contar com a assessora de imprensa deste mesmo projeto para produzir e realizar o podcast seria um caminho assertivo.
Já para a pós produção e finalização, por não termos expertise nem profissional dedicado, optamos pela terceirização do serviço com a Aerolitos. Apesar de representar um custo a mais, a terceirização favoreceu muito o processo, pela qualidade da edição e finalização, assim como pela agilidade.
Na medida em que as temporadas do podcast foram avançando, os processos e práticas foram sendo analisados e melhorados. Tendo como objetivo principal o reforço do posicionamento e o relacionamento com o mercado, a definição do host do podcast seguiu um caminho natural pelo diretor de Vendas e CS, Marco Beczkowski, por ser o porta-voz e referência local.
Na interface com o cliente, a atuação junto ao time de marketing para o mercado LATAM, especialmente, com a gerente de marketing, foi importante para a definição da lista de possíveis convidados, considerando as prioridades da empresa. Ter sempre um plano A, B e C possibilitou lidar com imprevistos e garantiu agilidade na tomada de decisão, quando um convidado não respondia ou quando as agendas se tornavam um desafio, impactando no cronograma geral de produção.
A maior parte dos processos acabaram sendo desenhados e assumidos pela assessora de imprensa, Ângela Prestes, atuando como produtora e realizadora, com apoio de uma gestora de projetos e de um integrante do time comercial. Entre os principais processos e responsabilidades da produção do podcast corporativo, estabelecemos:
Após um ano e quase 6 episódios concluídos, podemos afirmar que o serviço de podcast para empresas de tecnologia tem um formato consolidado. A perspectiva de uma nova temporada e de ampliar essa atuação com outros clientes nos motiva a compartilhar os aprendizados e próximos passos:
Agilidade e flexibilidade: manter a previsibilidade e a cadência da produção se torna um desafio quando dependemos de uma equipe multidisciplinar, e de um host e convidados com agendas cheias, pois os imprevistos invariavelmente acontecem. Sendo assim, ser flexível e ágil na comunicação e na execução do planejamento se tornou uma condição fundamental para o podcast de fato sair do papel e se manter;
Documentação: por ter processos repetitivos e recorrentes, especialmente na interface com os convidados, consolidar a documentação de convites, briefing e roteiro foi, sem dúvidas, uma mão na roda. Além disso, o desenho documental do processo e os feedbacks constantes também nos ajudam a visualizar pontos de melhoria;
Intensificar o “grito na sala”: para as próximas edições, queremos aumentar o alcance do conteúdo, portanto, vamos fornecer templates e incentivar os envolvidos na produção a promover o podcast nos canais internos, com o famoso grito na sala;
Ampliar conexão com equipe dos convidados: também percebemos que podemos explorar ainda mais a equipe de comunicação dos convidados (marketing e assessoria de imprensa, por exemplo) para intensificar a capilaridade do conteúdo. Desde a etapa do convite, queremos envolver o time de comunicação do convidado para articular estratégias conjuntas nesse sentido;
Explorar conteúdo em diferentes formatos e plataformas: além disso, o último ano nos mostrou o quando a estratégia de podcast pode ser beneficiada e beneficiar a estratégia de outros canais como Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais, tanto Facebook e LinkedIn, como YouTube. Com isso, nas próximas temporadas, queremos testar novos recortes do conteúdo para esses canais, de modo a mantê-lo vivo e engajar a audiência em diferentes momentos, e também fortalecer esses outros espaços de forma perene.
O podcast Siga o Líder, da Manhattan Associates, pretende discutir o futuro da omnicanalidade, da cadeia de suprimentos e da tecnologia com os líderes do mercado Brasileiro e do mundo. A produção reúne especialistas e personalidades de diversos segmentos para discutir tecnologia, transformação digital e o futuro de seus setores, gerando conteúdo de valor focado nas necessidades de grandes operações.