17/11/2022

Relações públicas: saiba o que é e quais são as áreas de atuação

Relações públicas: saiba o que é e quais são as áreas de atuação

As relações públicas são uma forma de gerenciar as trocas entre as organizações e seus públicos, sendo um dos principais fatores responsáveis pela construção e manutenção da reputação de uma empresa. Mas será que apenas essa frase define o que é relações públicas? Afinal, essa é uma área ampla, que abarca outros conceitos, como a assessoria de imprensa.

Neste artigo, vamos entender o que um profissional de relações públicas faz, o que significa relações públicas nas práticas e resultados de uma empresa, e como essa área se conecta com outras, como assessoria de imprensa e marketing. Para isso, vamos começar pelo básico: o que é relações públicas?

O que é relações públicas?

Idealmente, o trabalho de relações públicas gera valor para as organizações e para o público. 

  • Para as organizações: é uma maneira de comunicar valores, gerar uma percepção positiva da marca e criar narrativas que tenham como centro seus produtos e serviços; 
  • Para o público: é um meio de entender as empresas de forma mais transparente e poder cobrá-las não apenas pelos produtos e serviços oferecidos, mas também por seus posicionamentos e valores, por exemplo.

Por meio da área de relações públicas (que também pode ser chamada pela siglas RP ou PR – a última derivada do termo em inglês “public relations“), a marca cria estratégias para se aproximar de todos os seus públicos internos e externos, incluindo: 

  • Colaboradores;
  • Consumidores; 
  • Mídia; 
  • Sócios; 
  • Investidores. 

Ao se aproximar de seus públicos de forma positiva e estratégica, a organização também se aproxima de seus objetivos, fortalecendo sua imagem e seus negócios.

Essa especialização surgiu há cerca de 100 anos, nos Estados Unidos. Apesar de marcado pelo grande crescimento econômico, o início do século XX também ficou conhecido pela exploração dos trabalhadores, que começaram a se articular e manifestar contra as grandes empresas por meio do movimento operário. 

Foi aí que as organizações começaram a perceber que era necessário se comunicar de forma eficiente com seus públicos para gerar uma imagem positiva e, com isso, promover seus produtos, serviços e negócios.

No Brasil, apesar de também ter surgido no início do século passado, a profissão passou a ser mais amplamente reconhecida a partir da década de 1950, com a criação de associações e cursos universitários.

Por atuar junto a públicos diversos, o profissional de relações públicas pode trabalhar a nível operacional e estratégico com:

  • Eventos;
  • Pesquisas; 
  • Assessoria de imprensa; 
  • Branding; 
  • Social media; 
  • Comunicação interna; 
  • Gestão de crises; 
  • Análise de comportamento do consumidor; 
  • Storytelling.

Justamente devido a essa diversidade de entregas, muitas vezes pode ser difícil definir o que significa relações públicas. Então, para você entender melhor, mostraremos em seguida exatamente o que um profissional de relações públicas faz.

O que um relações públicas faz?

O relações públicas planeja, executa e supervisiona toda a estratégia de comunicação de uma empresa, com ações voltadas a todos os seus públicos. O objetivo final do profissional de relações públicas é a criação ou manutenção da boa imagem da companhia; comunicando os valores da organização, tornando a marca mais visível e relevante para a sociedade, e solucionando crises.

Entre as atribuições do relações públicas podem estar a gestão da comunicação interna, a organização de eventos e cerimoniais, o atendimento à imprensa e a realização de pesquisas de opinião. Vamos entender melhor algumas dessas tarefas:

Elaboração do plano de comunicação da empresa

As ações de comunicação de uma organização não podem acontecer de maneira dispersa, descoordenada. Sendo assim, para que os diferentes processos estejam integrados e ajudem a conduzir a empresa a objetivos previamente definidos, é essencial que o RP elabore um plano de comunicação completo, prevendo ações voltadas ao público interno e ao público externo. 

As diretrizes do plano de comunicação devem se refletir, posteriormente, em todos os canais de comunicação da marca – desde o posicionamento nas redes sociais até a forma como os porta-vozes se comunicam com a imprensa.

Além disso, o plano de comunicação (e todas as ações de RP) podem e devem estar atreladas à estratégia global e aos objetivos gerais da empresa, contribuindo para o crescimento do negócio como um todo.

Gestão da comunicação interna

Os colaboradores são talvez o público mais importante de uma empresa. Por isso, ter canais internos de comunicação para que a organização consiga se manter em contato com os funcionários é essencial. 

É tarefa do time de relações públicas definir quais são os melhores meios para se comunicar com o público interno da companhia (desde mensagens de e-mail até ações visuais no espaço físico da empresa, como a afixação de cartazes e avisos). Além disso, cabe ao RP elaborar e divulgar comunicados de cunho prático, bem como promover a cultura da organização e disponibilizar canais para receber feedback dos colaboradores, analisando e respondendo essas mensagens, e consolidando então um espaço de diálogo.

Assessoria de imprensa

Por meio da assessoria de imprensa, o profissional de relações públicas cuida do relacionamento da empresa com a mídia. É ela que: 

  • Produz press releases (comunicados divulgados à imprensa, informando os veÍculos interessados a respeito das atividades da companhia); 
  • Mantém contato com veículos e profissionais estratégicos para a organização; 
  • Responde solicitações de mídia; 
  • Encaixa os porta-vozes da empresa como fontes em matérias sobre assuntos de interesse; 
  • Entre outras atribuições. 

Um dos principais objetivos deste processo é conferir visibilidade e credibilidade à marca, ao fazê-la ganhar destaque em sites, canais de televisão, emissoras de rádio, jornais ou revistas impressos, e assim por diante.

Organização e mapeamento de eventos

Eventos corporativos podem ter diversas funções, desde a simples confraternização entre funcionários até o relacionamento com clientes e parceiros, passando por prospecção de vendas, ampliação de networking, posicionamento de mercado, reforço de marca e aproximação com o público final da empresa. 

Sejam quais forem o objetivo e o tipo do evento, é função da equipe de relações públicas organizar a logística e garantir sua execução – fazendo, também, contato com convidados (e com eventuais agentes da mídia interessados em cobrir a ocasião) e, posteriormente, solicitando feedback. Trata-se, portanto, de uma ação que se correlaciona com várias outras da área de RP.

Também faz parte do escopo de relações públicas o mapeamento de eventos promovidos por outras organizações, para definir quando e como a participação da companhia faz sentido; seja como visitante, palestrante, patrocinador, e assim por diante. Eventos externos, afinal de contas, também são ótimas oportunidades de networking, reforço de marca e promoção dos produtos e serviços da empresa!

Pesquisas de mercado e monitoramento de concorrentes

Para entender seus clientes (ou potenciais clientes) e o mercado de forma geral, as empresas costumam conduzir pesquisas com frequência. Os levantamentos têm o objetivo de verificar quais ações, produtos ou posicionamentos estão sendo aprovados ou reprovados por diferentes públicos e também identificar possíveis tendências de mercado.

Outro tipo de estudo que o time de relações públicas pode conduzir é um monitoramento dos concorrentes: é importante saber como as principais empresas do setor se posicionam na imprensa, como apresentam seus produtos e cases, qual tom de voz adotam nas redes sociais, e assim por diante.

Por meio desse acompanhamento, é possível saber com qual parcela do público a concorrência está se comunicando, obter insights e pensar em estratégias que favoreçam a comunicação efetiva da organização com seus públicos.

Elaboradas e conduzidas em parceria com a equipe de relações públicas, as pesquisas fornecem dados estratégicos para as companhias, evitando tomadas de ação baseadas em “achismos”.

Gestão de crises

Erros, acidentes, falhas e polêmicas podem levar a crises de imagem – que, se não forem trabalhadas da maneira adequada, podem gerar consequências graves para a marca e para a empresa/negócio como um todo. 

É o time de relações públicas que administra essas crises; controlando danos, dando respostas ou esclarecimentos à mídia e à sociedade de forma geral, e lidando com os comentários e críticas recebidos. 

Muito antes que uma crise aconteça, o relações públicas já deve ter um plano de contingência, com ações claramente definidas, para que a reação à  situação negativa aconteça com máxima agilidade e precisão, mitigando seus possíveis impactos.

É importante observar que nem sempre todas as diversas atribuições da área de relações públicas são realizadas por um único time – afinal, as tarefas são muitas! Sendo assim, as organizações podem contar com equipes diferentes, cada uma dedicada a um nicho específico da comunicação da empresa, mas todas trabalhando de forma integrada e coordenada, ou sob a supervisão de um mesmo responsável.

Qual a diferença entre relações públicas e assessoria de imprensa?

Como vimos, a assessoria de imprensa faz parte do escopo de relações públicas. É um processo mais específico, voltado a objetivos bem definidos, dentro da área mais abrangente de RP, que se dedica a gerir toda a comunicação de uma companhia. Mas, uma vez que ambas visam dar visibilidade à marca e promover a boa imagem da organização, muitas pessoas pensam, erroneamente, que as duas são a mesma coisa.

A atuação da assessoria de imprensa é voltada aos meios de comunicação. No caso, o objetivo do assessor é criar conteúdos que interessem a jornalistas e formadores de opinião, inserindo a empresa na mídia, dando visibilidade e credibilidade à marca, e firmando os porta-vozes da companhia como autoridade em seus segmentos. 

Produzindo releases, enviando press kits, organizando coletivas de imprensa e respondendo solicitações espontâneas da mídia, o assessor de imprensa garante o bom relacionamento entre a empresa e os veículos de comunicação.

A diferença está, principalmente, na abrangência do trabalho das áreas de assessoria de imprensa e relações públicas. O time de RP busca se comunicar com todos os públicos da organização, tanto internos quanto externos; e, para estar em contato com a mídia, pode contar com a atuação especializada da assessoria de imprensa.

Há empresas que já têm suas demandas de comunicação supridas apenas com a atuação da assessoria de imprensa. Outras precisam de uma estratégia mais abrangente, e contam com a assessoria entre suas ações de relações públicas, com times coordenados e trabalhando em conjunto.

Relações públicas e marketing são estratégias semelhantes?

Assim como há confusão entre os escopos acima (bem como entre marketing digital e assessoria de imprensa), é comum que as pessoas confundam as ações dos profissionais de RP e marketing. As duas estratégias, porém, têm objetivos diferentes.

O marketing tem como meta a conquista e qualificação de leads para apoiar o processos de geração de vendas, enquanto a área de RP busca construir, manter e promover a boa imagem da marca. É claro que, por meio da manutenção dessa boa imagem, a equipe de relações públicas acaba influenciando as vendas e o crescimento econômico da companhia; mas essa é uma consequência indireta do trabalho de comunicação bem executado – e não o objetivo específico do profissional de RP.

Mesmo assim, é claro que as estratégias e ações das equipes de relações públicas e de marketing devem estar alinhadas, mantendo a coerência na forma como a empresa se comunica e se promove.

Para se atualizar sobre outros assuntos que envolvem Marketing e Comunicação, continue no nosso blog.

Agora, se você quiser ver alguns resultados que podem ser obtidos em algumas das frentes nas quais o relações públicas atua, como a assessoria de imprensa, acesse um dos cases que criamos aqui na Dialetto.


Sobre o autor

Marina Martini

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