Quem sou eu? Não se trata de uma crise existencial, mas de uma pergunta que pode definir o rumo da empresa. Dentro disso, o branding entra com força para auxiliar com definições que irão nortear como a marca é vista.O que falam que você é e também o que dizem que não é. É fácil pensar nisso quando associamos ao B2C, mas a importância de um planejamento de branding é igualmente importante para o B2B.
No e-book “Branding e conteúdo para empresas de tecnologia”, realizado em parceria com a CAPME, procuramos dar uma introdução prática do que é branding, desmistificando determinados conceitos e deixando respostas de forma clara. E vamos além, pois colocamos isso dentro de um cenário: as empresas de tecnologia.
O propósito de marca pode ser reforçado pelo inbound marketing. Esse é um dos tópicos que exploramos no material educativo. Quer um exemplo? Por muito tempo a IBM se consolidou em cima de uma percepção do público. Por mais que outras marcas fizessem promoções ou entrassem em contato, a IBM estava na frente. Isso tudo por conta da percepção de que que “ninguém foi demitido por escolher a IBM”. A IBM sabia responder quem era ela e, com o passar do tempo, soube identificar que precisava se reinventar.
Há outros exemplos e reflexões que identificam o quão decisivo é o branding aliado com o inbound marketing para empresas de tecnologia. No material educativo, apresentamos alguns deles. Lá, você ainda irá encontrar:
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Autora original deste artigo de apresentação: Janine Costa