14/06/2024

Divulgar pesquisa via assessoria de imprensa: case Zucchetti Brasil

Divulgar pesquisa via assessoria de imprensa: case Zucchetti Brasil

Uma tática bastante eficaz para empresas de tecnologia conquistarem espaços orgânicos na mídia é a produção de estudos proprietários, com posterior lançamento e distribuição de um compilado com os principais highlights. Ao divulgar pesquisa via assessoria de imprensa, uma empresa consegue dar mais vazão ao material, além de reforçar sua própria autoridade no assunto divulgado. Neste texto vamos aprofundar um projeto desenvolvido com clientes que resultou, inclusive, em uma citação em veículo internacional.

Divulgar pesquisa via assessoria de imprensa: contexto e táticas escolhidas

A Zucchetti Brasil, multinacional de origem italiana que atua com softwares de gestão, é cliente Dialetto desde 2020, fortalecendo ano a ano sua marca no mercado brasileiro. Em 2023, a empresa aceitou o desafio de realizar o primeiro Panorama do Micro e Pequeno Varejo, em parceria com a Fecomércio/SC e apoio técnico da Dialetto. 

A pesquisa continha dados muito ricos e, por isso, precisava de uma estratégia adequada de distribuição. O desafio do time Dialetto era:

  • Analisar o conteúdo
  • E escolher as melhores abordagens

Para isso, a Dialetto e as organizações envolvidas na pesquisa fizeram um planejamento de divulgação via assessoria de imprensa em 4 fases:

1ª fase: foco em veículos nacionais; 

2ª fase: ampliação para mídias focadas em varejo e tecnologia;  

3ª fase: expansão da divulgação para veículos regionais de SC; 

4ª fase: utilização dos dados para pautas derivadas sobre temas específicos.

Resultados e destaques após divulgar pesquisa via assessoria de imprensa

O time Dialetto gerou 27 emplacadas sobre o assunto na imprensa especializada e geral, incluindo veículos nacionais e internacionais de destaque, importantes canais de varejo e mídias regionais. A pesquisa foi repercutida pelo portal internacional da Forbes que, por meio da sua correspondente brasileira, citou as informações levantadas pela Zucchetti: 

Algumas emplacadas de destaque no período::

✔️Forbes

✔️Portal Metrópoles

✔️SA Varejo;  

✔️Varejo Brasil;

✔️E-commerce Brasil

Nessa mesma linha de distribuição de pesquisas via assessoria de imprensa, recomendamos ler nosso caso de sucesso com a Pulses (adquirida pela Gupy), que usou muito essa estratégia. 

E se você quer saber mais sobre essa tática (ou entender como usá-la na sua empresa), fale com nosso time e entenda as possibilidades.


Sobre o autor

Dialetto

Receba informações
e notícias em seu e-mail

Li e aceito os termos da Política de Privacidade