14/07/2024

Como nosso time conquistou uma emplacada no Financial Times

Como nosso time conquistou uma emplacada no Financial Times

No final de abril, nada menos que dez clientes Dialetto foram destaque em uma emplacada no Financial Times, veículo britânico que é um dos mais tradicionais e respeitados na cobertura de negócios e economia: focada no ecossistema de empreendedorismo e inovação de Florianópolis, a matéria saiu no fDi Intelligence, site do Financial Times especializado em investimentos. Na reportagem, o jornalista Alex Irwin-Hunt mostrou como diversos empreendedores têm deixado grandes cidades brasileiras em busca de melhores condições para viver – e fazer seus negócios crescerem – na capital de Santa Catarina. O texto original repercutiu em outros veículos e nas redes sociais, sendo destaque na NSC e junto à Prefeitura de Florianópolis.

A construção da matéria começou quando o próprio jornalista, por meio de indicações, chegou ao time Dialetto – a partir daí, em um esforço conjunto, a equipe buscou entender que tipo de história o repórter estava tentando construir, e de quais informações ele precisava para isso. Para isso, foi importante também pesquisar o histórico de reportagens publicadas pelo jornalista, e perceber o perfil de texto que ele costuma escrever. “Isso acontece muito com pautas de ecossistema, em que não focamos apenas no cliente A, B ou C, e sim conectamos o repórter ao que ele está procurando, fazendo uma curadoria de conteúdos e fontes”, explica Rodrigo Lóssio, CEO da Dialetto.

Irwin-Hunt enviou ao time Dialetto uma série de perguntas sobre a cidade e o ecossistema de Florianópolis, e a equipe se dividiu para buscar essas respostas junto aos clientes, avaliando quais fontes poderiam contribuir da melhor forma para o texto. Todo o conteúdo chegou às mãos do jornalista devidamente traduzido para o inglês; e assim ele pôde avaliar o que fazia mais sentido para a matéria: algumas respostas foram publicadas conforme enviadas, e, em outros casos, o repórter solicitou entrevistas com os clientes – que foram então intermediadas pela Dialetto.

No final, ACATE, Zucchetti, Cashway, AQTech, Involves, Hostinger, Franq, Sebrae SC, Guia da Alma e Darwin Startups apareceram com destaque na reportagem, nas versões impressa e digital do veículo. “Outro ponto importante foi a agilidade: o veículo tinha pressa na publicação, e conseguimos fazer todo o levantamento de informações muito rapidamente”, completa Lóssio.

Pontos importantes para conquistarmos essa emplacada no Financial Times

* Estudar o perfil do jornalista, compreender que tipo de história ele queria contar, e de quais informações ele precisava para isso

* Buscar junto aos clientes Dialetto porta-vozes que pudessem contribuir

* Coletar, traduzir e enviar essas informações com agilidade

* E nos casos em que foi necessário, intermediar entrevistas com os clientes


Sobre o autor

Dialetto

Receba informações
e notícias em seu e-mail

Li e aceito os termos da Política de Privacidade