Você já ouviu falar em coeficiente de densidade da mangueira, dashboard para controle de ticket médio ou mesmo frameworks para desenvolvimento em java? Esses são termos bastante técnicos e que geralmente são reconhecidos apenas por quem trabalha intensamente com isso. Agora, pense no público alvo de uma empresa de tecnologia que trabalha com tais termos: será que a mensagem transmitida está sendo compreendida?
O problema é que, quando se trabalha em um nicho muito específico, nos acostumamos com os termos e a tecnologia utilizada, e esquecemos que às vezes é necessário dar um passo atrás e ver aquele conteúdo com outro olhar – um olhar não tão especializado. Mas não se preocupe, esse é um problema comum para empresas que trabalham com tecnologias muito complexas. É aí que entra em cena o inbound marketing para empresa de nicho. Abaixo, iremos mostrar quatro formas que o inbound pode ajudar a sua empresa de tecnologia.
Em vez de usar somente termos estilo “manual técnico”, o inbound marketing utiliza palavras populares e mais simples para explicar um tema complexo e criar conteúdos criativos. A medida que o seu lead, o possível cliente, vai avançando na jornada de compra, passa-se a utilizar os termos específicos da área.
Já ouviu falar em “tunnel vision”? É um problema que empresários e profissionais que atuam em uma área muito nichada sofrem: aquela realidade parece o normal e é difícil olhar por uma outra perspectiva. Os profissionais de inbound marketing ajudarão a enxergar a sua empresa de tecnologia da forma que os possíveis clientes enxergam, bem como encontrar as melhores formas de produzir conteúdo especializado.
Ao contratar um profissional especializado em comunicação e estratégia de inbound marketing, a sua responsabilidade será organizar as ideias e priorizá-las, para que a sua mensagem seja ouvida pelo público que você quer atingir. Isso é feito, por exemplo, pela criação de uma jornada de compra e o planejamento estratégico de conteúdo.
Um dos pontos do trabalho de inbound marketing é a otimização de conteúdos segundo as palavras-chave mais procuradas nos mecanismos de busca (e que estão relacionadas com a empresa) e a concorrência para as primeira posições. O que isso significa? Vamos supor que a sua empresa trabalhe com limpeza de placas eletrônicas. O termo “limpeza de placas eletrônicas” é mais específico e menos procurado do que apenas “placas eletrônicas”, mas a concorrência (provavelmente) também será menor. Isso significa que as chances da sua página ficar bem posicionada nas pesquisas é melhor.
Se você tem uma empresa de tecnologia, não fique intimidado ou com medo da sua tecnicidade e do potencial para a criação de conteúdo. O inbound marketing tem a possibilidade de ajudar empresas de vários setores.
Você já pensou em fazer inbound marketing para a sua empresa de tecnologia? Deixe um comentário abaixo.
Crédito de imagem: Peter Merholz/SA
Autora original: Marília Quezado