15/12/2016

Por que precisamos estudar sobre pessoas para melhorar as estratégias de marketing?

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Quando se pensa em estratégias de marketing, fala-se muito sobre melhoria das táticas para alcançar o topo do ranking no Google e dos benefícios das práticas do inbound marketing. Porém um fator fundamental geralmente é deixado de lado: quem são e o que pensam as pessoas por trás dos cliques.

Esse foi o tema da palestra do Wil Reynolds, uma das atrações internacionais no primeiro dia do RD Summit 2016. Diretor de estratégias digitais e fundador da Seer Interactive (EUA), Wil é considerado uma das referências mundiais quando se fala sobre SEO.

Para ele, uma questão importante é verificar como as pessoas se sentem sobre determinada abordagem de marketing. Ao invés de pensar em “como moldar X fator para ter mais clientes?”, é necessário conhecer a visão dos usuários para alcançar um retorno satisfatório do investimento.

Não levar em consideração o que as pessoas querem pode causar um impacto negativo, pois a propaganda boca a boca ainda é eficiente e um comentário negativo pode motivar outros da mesma natureza. Nesse sentido, ainda que receber um feedback do cliente seja relevante, uma reclamação, desprovida da crítica construtiva, é ruim para a imagem da empresa. Ou quando se opta por comprar mailings e enviar conteúdo sem saber se esses usuários fazem parte do seu target, está gerando spam e não um marketing eficiente.

Para Wil, nós devemos conhecer e entender o comportamento humano. Quando você entende por qual motivo as pessoas compram, ganha mais dinheiro. Por isso, a importância em cativar a atenção do consumidor com apelo emocional, por exemplo, mencionando algo que o toque, que faça sentido para sua realidade. Se conectar com as pessoas, mostrar pra elas que são importantes. Investir nessas medidas pode impulsionar seu negócio.

Como identificar gatilhos emocionais das pessoas?

É fundamental levar em conta o que a pessoa quer para comprar determinado produto ou serviço. Estar disposto a considerar sua opinião, além de reter sua atenção quando o cliente procura algo em um site de busca. Sem conhecer o comportamento das pessoas e não otimizar as estratégias de SEO, é fazer que todo o investimento em marketing seja perdido.

Uma dica citada por Reynolds para saber o que as pessoas pensam sobre determinado produto ou serviço é a ferramenta Answer the public. Por meio do site, é possível encontrar as principais frases utilizadas em sites de busca por usuários de um grupo específico de países. Por enquanto, a ferramenta possui um número limitado de países analisados, mas a consulta pode render alguns insights e abordagens, de acordo com a realidade do seu negócio e do seu público-alvo.

Um dos comportamentos humanos básicos é preferir aprender e decidir por si próprio. É preciso esclarecer seus clientes sobre o que você vende e, com base no que eles desejam, alimentar seu conteúdo com essas informações.

Invista em ferramentas e pesquisa para entender o perfil e o comportamento dos seus clientes, para alcançar o retorno em vendas esperado.

Mesmo refinando o conteúdo por meio de estratégias de SEO, Wil diz que temos que entender que os buscadores irão automatizar e mudar os anúncios e, em consequência, sua posição no ranking. Desse modo, a atualização constante das informações sobre seus produtos e serviços deve ser um fator a ser considerado para se manter relevante.

RESUMINDO: relatórios com métricas podem ser excelentes, mas não se traduzem em compras e cliques reais. Pense no que as pessoas querem e desejam e transforme isso em estratégia para aumentar seu faturamento.

Autora original: Samira Moratti Frazão


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