Os motivos para uma empresa de TI participar de uma feira de negócios são diversos, desde a visibilidade até a venda de seus serviços e a criação de uma rede de contatos. É notável que empresas de tecnologia tenham, ao decorrer dos anos, se adaptado e encontrado nas feiras uma saída mais direta e efetiva de apresentar suas funcionalidades.
Para as empresas que participam de feiras, os benefícios são garantidos, mas é importante destacar algumas dificuldades presentes nesses eventos:
Acreditamos que, com o suporte de um bom planejamento e estratégias de inbound marketing, é possível traçar ações que podem ser utilizadas antes, durante e após a feira. O Inbound.tech listou seis ações que, se bem executadas, garantem a efetividade e o sucesso da participação da sua empresa nesses eventos.
Antes de começar o evento, mapeie as demais empresas que estarão por lá. Isso ajudará você a pensar em atividades e ações voltadas ao público do evento. Veja nos canais de comunicação da concorrência quais atividades foram feitas e que tipo de interação eles promoveram com o público. Com ferramentas de monitoramento de redes sociais, veja que tipo de posts eles fizeram na época. Se essas empresas tiverem canais de Inbound Marketing, busque os posts e e-books publicados perto da data do evento (antes, durante e depois). Isso ajudará você a não ser repetitivo e, principalmente, a evitar ciladas.
Outro mapeamento prévio importante: quem é o público-alvo do evento? Além das informações explícitas, contidas no midia-kit ou guia de boas vindas ao patrocinador da feira, é possível usar outras ferramentas para descobrir quem frequenta essas feiras. Se o evento tiver site, use ferramentas de análise competitiva com o SimilarWeb ou Alexa para descobrir o perfil demográfico de quem acessa esse portal. É possível também descobrir as preferências sociais desses participantes: quem curtiu a página do evento segue quais outras fanpages? O Facebook pode dar a resposta com o suporte da Graph Search.
Além do monitoramento da concorrência e do público-alvo, não se esqueça de checar as regras de participação: alguns eventos restringem a participação apenas à exposição no estande. Preste atenção nisso para evitar constrangimentos.
Vamos partir da premissa de que sua participação no evento está paga. Além do investimento no estande, você precisa provisionar verba para as ações de divulgação pré, durante e pós evento. Nos parágrafos abaixo, detalharemos sugestões para fazer em cada um desses momentos – não esqueça de levantar seus custos e incluí-los no seu plano financeiro.
Divulgação do evento em suas redes sociais é um dos primeiros passos, pois mostra a sua empresa está acompanhando o que acontece no seu mercado.Faça posts mostrando o seu posicionamento e de que forma você participará da feira.
Se quiser fazer campanhas pagas nas mídias sociais, pense-as de forma mais estratégica: direcione a campanha para todos que curtem a página do evento e a sua página. Ou, se quiser ir além, é possível criar campanhas direcionadas para quem curte a fanpage de um concorrente + a fanpage do evento.
Além de divulgar a participação da sua empresa em uma feira de negócios através das redes sociais, você também pode enviar e-mails personalizados. Se, por conta do plano de patrocínio, você tem acesso aos contatos do evento antes dele acontecer, envie um breve e-mail avisado da sua presença e, se for do interesse do participante, que vocês marquem uma conversa. Caso a sua empresa tenha um estande no evento, o convide para ir até lá. Se você não tiver acesso a esses contatos, envie para os seus: divulgue o evento, ofereça descontos e mostre a importância da sua participação nessa feira.
Você preparou ações e deu uma forcinha para levar tráfego até o evento. Pois bem: chegou a hora de colher os frutos e começar conversas com esse público que você atraiu. Algumas ações relevantes:
Independente do objetivo que a sua empresa tenha definido para a participação na feira de negócios, todo e qualquer networking é sempre bem vindo. É durante o evento que você tem a oportunidade de transmitir o que faz e os seus diferenciais. Para cada contato, uma abordagem diferente. Você irá encontrar quem quer apenas conhecer o que a sua empresa faz, o entusiasta que acha incrível o seu produto e provavelmente irá lhe indicar para outras pessoas, o que está preparado para uma conversa e possivelmente uma compra e aquele que ainda não faz ideia de que você tenha uma solução para ele. E é nesse momento que uma das maravilhas do Inbound Marketing entra para segmentar todos esses contatos: a famosa landing page. Você pode criar quantos campos julgar necessário e adquirir o máximo de informações. Agora, em um uma única conversa, você pode conseguir todo o embasamento necessário para definir qual será a melhor abordagem após o evento. Essa solução também evita o acumulo de cartões e de informações perdidas.
Uma forma de atrair pessoas interessadas no que você faz e ainda conseguir detalhes sobre potenciais clientes, é ofertando conteúdos. Se você já produz conteúdo na sua empresa e possui um blog, pode selecionar materiais relevantes, que detalhem o que você faz e ressalte seus diferenciais para o evento. Existe também a opção de produzir um material exclusivo e relacionado à feira de negócios. Essa última opção serve também para empresas que ainda não produzem conteúdo, mas podem aproveitar essa oportunidade.
E por fim, chegou o pós-evento. Primeira preocupação: a mensuração dos resultados. Nem sempre, em um primeiro momento, é possível calcular os resultados da participação na feira de negócios. Se você fez campanhas com o suporte de inbound antes e durante a feira, é possível saber quantos leads qualificados e oportunidades foram gerados lá.
Outro ponto fundamental: os esforços de relacionamento devem continuar após o evento. É nesse momento que a sua empresa se diferencia do restante que acredita que com o término do evento, as ações relacionadas a ele também se encerram. Mande um agradecimento para quem baixou algum conteúdo ou conversou com você durante a feira. Coloque esses leads em fluxos de automação e trabalhe-os de acordo com seu grau de maturidade e nutrição. É muito importante que o time comercial só trabalhe naqueles contatos que estão preparados para a venda; os que ainda não estão precisam ser trabalhados. Adotar essa postura mostra profissionalismo e diferenciação, pois você irá tratar cada contato como único e oferecer apenas o que o possível cliente lhe mostrou que precisa.
Se você tiver outras dicas para empresas de tecnologia em feira de negócios, deixe abaixo nos comentários e compartilhe sua ideia com os leitores do Inbound.tech.
Foto do topo: nile /CC
Autora original: Viviane Moro de Campos