Os podcasts estão ocupando espaço no mundo todo. Segundo o levantamento State of the Podcast Universe, da Voxnest, o Brasil está entre os três países que mais produzem podcast. Exemplo disso são grandes empresas como Visa e Magalu que lançaram recentemente seus próprios programas. Além disso, já é comum marcas de diferentes setores patrocinarem produções independentes ou atreladas a veículos de imprensa.
Podcast é um meio de comunicação nichado, que atinge com precisão o público-alvo e facilita o engajamento, além disso, fornece informações importantes para a estratégia de marketing e comunicação. Para se ter uma ideia, a preocupação em atender as demandas do público é tamanha que as próprias plataformas de streaming estão se adaptando para garantir embasamento aos produtores de podcast.
Recentemente, a Deezer lançou um app que gera métricas justamente para aprimorar o planejamento dos programas. O aplicativo Analytics by Deezer permite que as produções melhorem a experiência dos usuários com base nos dados gerados pelos próprios ouvintes. O Spotify há muito tempo fornece informações como gênero, idade e localidade. Enquanto o Anchor.fm, uma plataforma para produção e postagem de podcasts, agrega informações de sete plataformas de streaming, incluindo Spotify e Google Podcasts.
Em se tratando de inbound, o podcast pode ser uma estratégia de co-marketing, reunindo empresas e clientes ou até mesmo parceiros em um mesmo programa. É uma forma de conquistar credibilidade e também se posicionar como especialista em uma área ou assunto. Na Dialetto, lançamos em novembro de 2019 o podcast Ecossistema com o propósito de divulgarmos o setor tech catarinense, além de outros temas relacionados a tecnologia. Por isso, não restringimos os entrevistados aos nossos clientes, por exemplo.
O objetivo é entregar um conteúdo de interesse para quem ouve bem como dar espaço para empreendedores e especialistas do nosso ecossistema. É uma forma de conectar diferentes atores do setor, reconhecendo o papel de autoridade deles em suas áreas de atuação. Também pensamos em como colocar em pauta assuntos variados, que sejam relevantes para as pessoas que atuam em tecnologia.
Para melhorar a experiência do ouvinte — respeitando os diferentes perfis de público — dividimos os episódios em três frentes: Ecossistema Explica, Ecossistema Tech Power e Ecossistema Empreendedor. O primeiro trata de assuntos mais gerais em tecnologia, lançamentos e novidades. O segundo fala de Diversidade e é produzido em conjunto com a Tech Power, iniciativa das mulheres da Dialetto que apoia iniciativas de inclusão de mais mulheres em cargos de programação, por exemplo. E o último é uma série de bate-papos com empreendedores catarinenses. Alguns episódios já estão no ar! Basta acessar o site ecossistema.tech.
Saiba mais sobre podcast ouvindo o episódio que gravei com o diretor executivo da Dialetto, Rodrigo Lóssio: