Com a proximidade do início de um novo ano, as pessoas e as empresas em todo o mundo começam a planejar esse novo ciclo. No caso das organizações é a hora de realizar (ou revisar) seu planejamento estratégico, o que lhe permitirá aproveitar as oportunidades e eliminar (ou pelo menos minimizar) as ameaças que se apresentarão no ano seguinte.
No caso das empresas de tecnologia não é diferente. Em que pese o fato de todas as previsões econômicas para o ano de 2016 serem muito ruins, sempre existirão oportunidades, em especial para quem estiver buscando por elas. Além disso, mesmo com todos os dissabores da economia, o mercado de TI brasileiro vem crescendo de forma significativa nos últimos anos, em patamares acima da média mundial.
No entanto, cabe destacar que o planejamento estratégico é apenas parte da estratégia de qualquer organização. Ele precisa ser desdobrado nos chamados planejamentos táticos: planejamento financeiro e orçamentário, planejamento da produção, planejamento de recursos humanos e planejamento de marketing.
Como destaquei em um de meus posts no Linkedin Pulse, o planejamento de marketing de uma organização deve estar integrado aos demais planejamentos da companhia e deve ser suportado por um planejamento estratégico. Logo, sua principal função é o detalhamento da estratégia da empresa no que diz respeito a mercado e imagem.
Um planejamento de marketing deve originar um documento que servirá de guia para atuação da empresa no mercado. Esse documento conhecido como plano de marketing, deve possuir algumas características, como por exemplo, basear-se em pesquisas internas e externas, de modo a permitir decisões baseadas em fatos e dados e não em impressões.
Além disso, o plano de marketing deve apresentar alguns componentes: objetivos organizacionais ou corporativos, análise ambiental (composta de análise interna, externa e matriz SWOT), objetivos de marketing, estratégias de marketing (os caminhos que a empresa percorrerá para atingir seus objetivos mercadológicos), planos de ação, orçamento de marketing e mecanismos de controle dos resultados (também chamados de indicadores de desempenho).
No caso das empresas de tecnologia da informação, um cuidado especial deve ser tomado na análise ambiental. Como seu ambiente de atuação é extremamente volátil, com o surgimento de novas tecnologias e concorrentes acontecendo de maneira rápida e quase imprevisível, recomenda-se que se dedique um bom tempo na análise de tendências futuras. Uma sugestão é estudar o discurso dos grandes players do mercado: quais são suas expectativas, onde concentraram seus investimentos no último ano e onde pretendem investir no futuro.
Outra dica é procurar, especialmente no caso das empresas jovens, os chamados nichos de mercado, espaços onde não há uma atuação especializada dos concorrentes ou onde não há concorrentes. Eles são difíceis de encontrar, mas podem trazer um bom retorno para a organização. Esses espaços podem ser identificados através de uma técnica chamada sub segmentação, na etapa de elaboração (ou seleção) das estratégias de marketing.
Espero ter auxiliado na compreensão do processo de planejamento de marketing dividindo um pouco de meu conhecimento com vocês. Desejo a todos um bom planejamento e bons negócios!
Crédito de imagem: CC0/Public Domain
Autor original: Marcelo Silveira