02/12/2022

Por que e como utilizar a assessoria de imprensa para reforço institucional da sua empresa de tecnologia?

Por que e como utilizar a assessoria de imprensa para reforço institucional da sua empresa de tecnologia?

Dentre os diversos recursos disponíveis no universo de Relações Públicas, a assessoria de imprensa é um caminho promissor quando o objetivo é o reforço institucional da empresa de tecnologia. Junto ao posicionamento mercadológico, especialmente de produtos e porta-vozes, essa estratégia de comunicação pode trazer benefícios relacionados à credibilidade, autoridade e visibilidade. Mas, afinal, o que é posicionamento institucional?

Trata-se de tudo que está relacionado às visões, bandeiras e valores de uma organização. São aspectos que levam para o público o posicionamento da marca, aquilo pelo qual a empresa será lembrada.

A assessoria de imprensa voltada ao reforço institucional das empresas, portanto, faz com que a história, as conquistas e as boas práticas de uma corporação extrapolem o ambiente interno. Por meio dessa estratégia de comunicação, a intenção é deixar  claro para o mercado qual é a missão da empresa e como ela coloca isso em prática.

Critérios de alinhamento para reforço institucional da sua empresa

É comum que o planejamento da assessoria de imprensa contemple um pilar estratégico voltado ao reforço institucional da empresa. Mas, para garantir que a execução do plano seja assertiva – sucesso na produção e divulgação dos materiais institucionais, – é fundamental que a equipe esteja atenta aos seguintes pontos:

Clareza sobre a missão, visão e valores: são os aspectos norteadores mais essenciais do posicionamento institucional. Afinal, sem saber o que sustenta a empresa e porque ela existe, como comunicar isso para o mercado e para o público-alvo?

Branding em dia: saber o que define a marca, o que a diferencia dos concorrentes, sua relação com a existência e o bom funcionamento da empresa está, junto à clareza de valores, missão e visão, entre os pontos fundamentais para orientar o posicionamento institucional. 

Coerência entre posicionamento interno e externo: contar com o alinhamento entre a mensagem passada para o público interno, seja por meio das ações de endomarketing ou outros recursos institucionais, e para o externo garante que não haja discrepância na forma como as pessoas dos dois ambientes percebem a empresa. Ela precisa ser uma só, independente da perspectiva.

Conheça a história e tenha um planejamento de longo prazo: a história da empresa, dos empreendedores e porta-vozes dão o tom, humanizam e ajudam a concretizar um discurso institucional que, muitas vezes, pode ser um pouco mais inspiracional do que prático. Indo nessa linha de saber “quem somos”, ter um planejamento coerente, de longo prazo, para indicar onde a empresa quer chegar e como irá fazer isso são aspectos essenciais na definição de uma estratégia de reforços institucional efetiva para a assessoria de imprensa.

Discurso baseado em números e ações concretas: quando falamos de articulações junto à imprensa, assim como da credibilidade que se deseja passar para o mercado, o posicionamento institucional é sustentado por fatos, números, ações concretas, exemplos e personagens reais. É preciso garantir que para além do que se prega, existe solidez na forma como a empresa coloca seus planos em prática.

Dançar conforme a música: por mais que a empresa tenha um planejamento estratégico, missão e visão claras, e objetivos específicos para a comunicação, o posicionamento institucional é favorecido quando acompanhamos a agenda da imprensa e os critérios de noticiabilidade dos veículos de comunicação. Ao explorar factualidades, sazonalidade, temáticas em alta, ineditismo, impacto e exclusividade, maiores são as chances de uma ação institucional ser mais efetiva.

Saber com quem falar: outro aspecto determinante para tornar o reforço institucional mais aderente na imprensa é escolher estrategicamente o canal para apresentar esse posicionamento. Para isso, é possível considerar os hábitos de consumo de mídia por parte do público-alvo, promover análise de concorrentes e conhecer os veículos que de fato cobrem e produzem conteúdos alinhados com o que a empresa necessita. Para determinados objetivos, os canais abrangentes podem ser válidos, mas em outros, os segmentados ou regionais podem ser muito mais eficientes.

Abordagens estratégicas para reforço institucional das empresas

Depois de conhecer os fatores que podem influenciar na efetividade da comunicação institucional junto à imprensa, talvez você esteja se perguntando: “mas, afinal, como eu posso usar a assessoria de imprensa para isso?”. Abaixo, trazemos alguns exemplos práticos:

1 – Marca empregadora

As estratégias de reforço institucional por meio da marca empregadora aproveita as boas práticas das áreas de Pessoas e Cultura, ou RH de uma empresa, podendo explorar diversos formatos de conteúdo jornalístico, desde artigos, até releases e sugestão de entrevista. A depender do gancho, mote do material e o objetivo da comunicação, a estratégia de divulgação pode ser variada, como nas editorias de Carreira e no mailing segmentado de Gestão, por exemplo.

Editorialmente, para além da divulgação de vagas abertas, benefícios e diferenciais, essas divulgações também emitem uma mensagem relacionada à cultura organizacional, ao contexto de crescimento da empresa e às bandeiras com as quais se identifica. É possível ainda a produção de pautas conjuntas, ou seja, que envolvam mais de um cliente, diversificando fontes, apresentando diferentes perspectivas – o que geralmente enriquece o material e pode torná-lo ainda mais interessante para os veículos e comunicação.

De modo geral, por prestar uma espécie de “serviço” à audiência, as pautas de vagas no mercado de tecnologia ou afins é um tema de alto interesse da imprensa. Essa estratégia é usada com recorrência pela Dialetto, que além de buscar veículos nacionais, de ampla abrangência, também adapta o material e busca explorar o mailing regional e segmentado, por exemplo. Nesta última divulgação, realizada em outubro de 2022, conquistamos espaço em canais como Valor Investe, G1, Canal Tech e Mundo RH.

O home office ganhou espaço nas pautas jornalísticas também, desde que se iniciou a discussão sobre os modelos de trabalho, engatilhada pela pandemia. Com isso, o tema foi abordado algumas vezes em iniciativas individuais, posicionando especialistas, como no artigo sobre os Cinco pilares da gestão de pessoas no trabalho híbrido, assinado pelo head de People Science da Pulses e publicado na HSM Management. Outro exemplo é a abordagem coletiva, como nesta matéria publicada no Economia SC que fala sobre como o home office pode aumentar a diversidade cognitiva e regional dentro das empresas

2 – Visão de negócio e ações inovadoras

Alguns recursos jornalísticos também podem ser acionados para o reforço institucional com viés de negócio. Atrelados muitas vezes ao pilar estratégico de mercado, a assessoria de imprensa articula conteúdos que podem evidenciar, por exemplo, o crescimento, a solidez e/ou a recorrência de como a empresa cresce. 

Além de convencer o cliente a abrir dados e informações para esse tipo de abordagem, um dos principais desafios da assessoria ao promover a visão de negócio de uma organização na mídia é identificar o diferencial da notícia do cliente e embasar o discurso em números e planos mais concretos

Entre as pautas mais comuns neste caso estão as matérias de balanço anual, de projeções de crescimento, como a notícia da Captei no SC Inova, a nota publicada pela Exame, sobre a Chamada de Impacto, iniciativa do Impact Hub Floripa, ou sobre a criação de uma nova unidade de mercado, como a Sucesso SA abordou a Área Central

A divulgação do podcast Siga O Líder, produzido pela Dialetto para a Manhattan é um raro exemplo de ação interna da empresa, mais especificamente uma iniciativa do marketing, que ganha espaço na mídia. O lançamento da temporada temática de Diversidade e Inclusão foi destaque no canal especializado Castnews, e o podcast também ganhou visibilidade em diferentes formatos e recortes, em veículos como Mundo Logística, No Varejo/Consumidor Moderno e Revista Varejo Brasil, relevantes veículos segmentados.  

3 – Movimentações na gestão

Novidades relacionadas aos responsáveis pela gestão e liderança das empresas também podem ser interessantes para posicionamento institucional. Muitas vezes, nesse contexto, a empresa precisa apresentar o novo porta-voz ao mercado, reforçar uma mensagem de segurança, de inovação positiva e direcionamento estratégico para esse movimento. As mudanças na gestão e nos negócios da Edmond ganharam espaço no Canal Energia, e as da Upflux saíram no Estadão

4 – Parcerias e apoios institucionais

As relações institucionais de uma empresa com organizações de qualquer tipo também podem ser pauta jornalística, ao abordar os objetivos, interesses e planos envolvidos na relação, assim como sua importância para o mercado. A parceria entre a Seal Sistemas e a Manhattan Associates chamou atenção do portal Logweb, e o apoio do Join.valle a um projeto no Ágora Tech Park ganhou projeção pela NSC Total, por exemplo. 

5 – Eventos e pesquisas

A realização e a participação em eventos podem ajudar a compor o planejamento estratégico da assessoria de imprensa voltado ao reforço institucional. Trata-se de uma abordagem bastante relacionada ao pilar mercado, por posicionar a empresa e/ou o porta-voz em algum contexto específico desta frente. 

Por meio das divulgações do RD Summit 2022, o RD Station se fortaleceu no mercado não só como referência em marketing, vendas e inovação, mas também como uma empresa que preza pela diversidade e sustentabilidade, conforme destacou o portal da revista Empreendedor. O evento Startup Summit também emplacou no portal Startups.com e a Upflux, conquistou visibilidade em duas abordagens distintas: a live da Upflux foi notícia no Setor Saúde com uma live e no Saúde Business., com o Process Mining Day.

Por mais que seja uma abordagem mais voltada ao mercado, a divulgação de pesquisas e o uso estratégico dos números na imprensa também são caminhos possíveis para fortalecer a imagem institucional da empresa. Essa é uma estratégia bastante comum da Pulses, que já conquistou espaço em veículos como G1 e CNN Brasil com seus estudos. O mapeamento de startups, realizado pela Join.valle, também levou uma mensagem institucional importante da entidade e também um serviço para a região, o que ajudou a garantir espaço no programa Bom dia Santa Catarina, da NSC TV.

Por fim, é importante destacar que, mesmo que em diferentes segmentos e momentos da jornada, o posicionamento institucional não deve faltar no planejamento de uma organização e, sobretudo, das ações relacionadas à estratégia de comunicação. 

Por ser um recurso eficiente no processo de reforço da marca, atração de talentos, de investimento e por fortalecer também os pilares de mercado e autoridade, a assessoria de imprensa está consolidada como uma importante aliada diante deste objetivo. Junto à mídia, de forma editorial e orgânica, o posicionamento institucional ganha credibilidade e atinge o público e o mercado de forma positiva e direcionada. 

Quer entender mais sobre essa estratégia e como a Dialetto pode ajudar sua empresa a se destacar na mídia? Entre em contato com a gente!


Sobre o autor

Larissa Cabral

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