Conseguir que um conteúdo chegue à posição zero do Google, como é conhecido o Featured Snippet, ou simplesmente Snippet, pode ser a chave para que sua empresa de tecnologia ganhe visibilidade.
Isso porque trata-se de uma posição privilegiada no mecanismo de busca: abaixo dos anúncios e acima dos resultados orgânicos. Além disso, ele não aparece apenas com link e o resumo, como os demais casos. Na verdade, são adicionadas as respostas relativas à intenção de busca, fazendo com que o site ganhe relevância e alguns pontos quando o assunto é Autoridade de Domínio.
Se você deseja entender mais sobre Snippet e, principalmente, ver como o seu negócio pode se beneficiar dele, continue com a gente!
Snippet é um espaço de destaque no Google que sempre traz uma resposta objetiva para as buscas realizadas. Ele aparece antes do primeiro colocado no resultado orgânico e foi desenvolvido visando melhorar ainda mais a experiência dos usuários.
Um fato interessante sobre ele é que não está relacionado à 1ª posição no mecanismo de busca. Inclusive, um estudo mostrou que, de todos os Snippets encontrados, apenas 30% estavam nessa colocação.
Em contrapartida, os demais casos estavam dispostos na primeira página. Demonstrando, desta forma, a importância de se manter entre os 10 melhores sites na SERP, bem como responder as perguntas de forma clara e objetiva.
De acordo com um estudo do SemRush, os tipos de Snippet mais comuns são:
Além desses, outro muito popular aparece no campo “As pessoas também perguntam”, em que é possível esclarecer dúvidas distintas sobre um mesmo termo.
Existem ainda os Snippets de imagem e vídeo, que costumam prestigiar as páginas que trazem esses formatos junto aos textos.
Uma das principais vantagens é o fato de permitir que a sua empresa consiga se destacar frente a grandes sites e portais — que costumam ter uma quantidade de produção muito maior.
Isso fica ainda mais evidente quando pensamos em palavras de topo, que são mais difíceis de ranquear porque tendem a ser mais gerais e, com isso, relacionadas a mais de um segmento.
Imagine que você tem um software de gestão e uma das soluções que oferece é o aumento na produtividade. Se você escrever isso no Google, verá que o assunto pode ser abordado tanto pelos seus concorrentes diretos quanto por uma empresa de RH ou que presta consultoria de vendas, por exemplo.
Concorrer com esse mar de possibilidades é algo complexo, mas a criação desse campo de Snippet permitiu isso, desde que os seus conteúdos respondam as principais intenções de busca para as KWs.
Outro benefício é que você passa a receber os cliques que iriam para o primeiro colocado. Segundo pesquisa do Hubspot, os artigos em Snippets chegam a obter duas vezes mais cliques — se compararmos com aqueles que estão situados em outras posições.
Aqui, porém, vale uma observação. É comum que alguns sites vejam o seu tráfego e CTR reduzirem ao obter Snippet. Isso ocorre porque as impressões aumentam muito e, caso o leitor obtenha resposta no próprio Google, ele pode não clicar no link.
Porém, para o Google, esse é um indicativo de que você está entregando o que se propõe e a tendência é que consiga se manter nesse espaço por mais tempo. Sem falar que ganhará aqueles pontinhos extras em termos de relevância e autoridade.
Veja outros benefícios que o Snippet oferece:
Por fim, quando falamos no segmento de tecnologia, nem sempre é fácil ganhar destaque em um cenário de Inbound Marketing — dentro da ideia que comentamos de que alguns temas podem ser abordados por vários outros perfis.
Logo, conquistar um Snippet é a oportunidade de propagar o que você entrega de melhor e as necessidades que supre. Assim, o site passa a ser lembrado e até recomendado.
Nós abordamos o conceito, os principais tipos e as vantagens, certo? Agora, você deve estar se perguntando: como eu aumento as chances de obter esses Snippets?
Primeiramente, é importante deixar claro que não existe uma receita de bolo para isso, caso contrário todos estariam aplicando. Porém, há sim algumas boas práticas que, se seguidas, tornam o seu conteúdo mais atrativo para o Google. Conheça quais são elas a seguir!
Um passo importante consiste em verificar se já existe algum um snippet na SERP para suas palavras estratégicas. Uma ferramenta que pode ajudar aqui é o Keyword Magic Tools, do SemRush.
Caso não exista ainda, aí está uma oportunidade para você se destacar. Em contrapartida, se houver, você deve avaliá-lo, incluindo qual é seu tipo (parágrafo, lista, tabela, etc.) e a informação que traz — e fazer melhor!
Lembra que apresentamos os tamanhos sugeridos para cada um dos principais tipos de Snippet? Pois bem, você pode usar essas informações a seu favor. Para isso, crie parágrafos mais curtos e objetivos, pensando que isso pode ser incluído na íntegra para responder uma das perguntas.
Ao mesmo tempo, organize a estrutura em subtítulos e tópicos, para, quem sabe, ser direcionado para os destaques em listas.
Essa boa prática pode parecer básica demais, mas acredite: está faltando objetividade em muitos conteúdos que acessamos na internet.
Sendo assim, avalie o máximo de questões relacionadas à KW que você deseja ranquear e que fazem sentido ao seu negócio e simplesmente as responda, preferencialmente em parágrafos curtos.
Duas ferramentas que ajudam nesse sentido são: Keyword Magic Tools, que já citamos, e o Answer the public. Ambos ajudam a encontrar ideias de conteúdo e linhas a seguir, com base no que os usuários estão buscando .
Uma dica de ouro aqui é adicionar perguntas ao longo do texto e já engatar a resposta em seguida. Mas por que fazer isso? Porque daí você deixa claro para o mecanismo de busca que está entregando a informação de forma direta (assim como fizemos agora).
Uma curiosidade sobre o Feature Snippet é que o alto volume de buscas de uma palavra não é um fator determinante para ele. E mais: as palavras-chave long tail têm uma probabilidade maior de aparecerem em snippets, tendo em vista que são mais específicas.
Isso não significa que você não deva trabalhar palavras de topo e meio, afinal, precisamos pensar em todo o ciclo de venda. Porém, você pode dar uma atenção ainda mais especial na estrutura dos seus materiais de fundo.
Segundo o próprio Google, as meta descriptions também podem gerar Snippets. Especialmente quando elas oferecem descrições claras sobre o que está sendo abordado ou mesmo já respondem a dúvida relacionada ao título.
Sendo assim, capriche ao preencher esse campo, assim como o de resumo — que também pode servir para essa finalidade. Entregue algo de valor mas que ao mesmo tempo gere curiosidade, para que ainda assim o leitor queira acessar o site.
O Google está cada vez menos tolerante ao “mais do mesmo”, pois não abre mão de oferecer a melhor experiência aos usuários. Por isso, ele valoriza quem oferece materiais:
Portanto, desenvolva conteúdos especializados e educativos, que tenham informações que de fato sejam relevantes para os leitores.
Na Dialetto, um dos objetivos do trabalho de Marketing de Conteúdo é fazer com que nossos clientes tenham artigos destacados em Snippet. Afinal, entendemos a dificuldade que existe de posicionamento no ecossistema de tecnologia e a oportunidade que essa posição oferece.
Então, se você quiser conhecer o nosso formato de trabalho e obter esses e outros benefícios que um trabalho especializado em Marketing de Conteúdo oferece, entre em contato com a gente!
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