17/08/2022

Por que a estratégia de conteúdo da sua empresa de tecnologia deve focar em obter Snippet?

Por que a estratégia de conteúdo da sua empresa de tecnologia deve focar em obter Snippet?

Conseguir que um conteúdo chegue à posição zero do Google, como é conhecido o Featured Snippet, ou simplesmente Snippet, pode ser a chave para que sua empresa de tecnologia ganhe visibilidade. 

Isso porque trata-se de uma posição privilegiada no mecanismo de busca: abaixo dos anúncios e acima dos resultados orgânicos. Além disso, ele não aparece apenas com link e o resumo, como os demais casos. Na verdade, são adicionadas as respostas relativas à intenção de busca, fazendo com que o site ganhe relevância e alguns pontos quando o assunto é Autoridade de Domínio. 

Se você deseja entender mais sobre Snippet e, principalmente, ver como o seu negócio pode se beneficiar dele, continue com a gente!

Afinal, o que é Snippet e quais são os principais tipos?

Snippet é um espaço de destaque no Google que sempre traz uma resposta objetiva para as buscas realizadas. Ele aparece antes do primeiro colocado no resultado orgânico e foi desenvolvido visando melhorar ainda mais a experiência dos usuários.

Um fato interessante sobre ele é que não está relacionado à 1ª posição no mecanismo de busca. Inclusive, um estudo mostrou que, de todos os Snippets encontrados, apenas 30% estavam nessa colocação. 

Em contrapartida, os demais casos estavam dispostos na primeira página. Demonstrando, desta forma, a importância de se manter entre os 10 melhores sites na SERP, bem como responder as perguntas de forma clara e objetiva.

Principais tipos de Snippet

De acordo com um estudo do SemRush, os tipos de Snippet mais comuns são:

  • Parágrafos (53,2%);
  • Listas (35,5%);
  • Tabelas (11,5%).

Além desses, outro muito popular aparece no campo “As pessoas também perguntam”, em que é possível esclarecer dúvidas distintas sobre um mesmo termo. 

Conheça os tipos de snippets

Existem ainda os Snippets de imagem e vídeo, que costumam prestigiar as páginas que trazem esses formatos junto aos textos.

Benefícios que as empresas de tecnologia obtém com os Snippets

Uma das principais vantagens é o fato de permitir que a sua empresa consiga se destacar frente a grandes sites e portais — que costumam ter uma quantidade de produção muito maior. 

Isso fica ainda mais evidente quando pensamos em palavras de topo, que são mais difíceis  de ranquear porque tendem a ser mais gerais e, com isso, relacionadas a mais de um segmento.

Imagine que você tem um software de gestão e uma das soluções que oferece é o aumento na produtividade. Se você escrever isso no Google, verá que o assunto pode ser abordado tanto pelos seus concorrentes diretos quanto por uma empresa de RH ou que presta consultoria de vendas, por exemplo.

Concorrer com esse mar de possibilidades é algo complexo, mas a criação desse campo de Snippet permitiu isso, desde que os seus conteúdos respondam as principais intenções de busca para as KWs.

Outro benefício é que você passa a receber os cliques que iriam para o primeiro colocado. Segundo pesquisa do Hubspot, os artigos em Snippets chegam a obter duas vezes mais cliques — se compararmos com aqueles que estão situados em outras posições.

Aqui, porém, vale uma observação. É comum que alguns sites vejam o seu tráfego e CTR reduzirem ao obter Snippet. Isso ocorre porque as impressões aumentam muito e, caso o leitor obtenha resposta no próprio Google, ele pode não clicar no link. 

Porém, para o Google, esse é um indicativo de que você está entregando o que se propõe e a tendência é que consiga se manter nesse espaço por mais tempo. Sem falar que ganhará aqueles pontinhos extras em termos de relevância e autoridade.

Veja outros benefícios que o Snippet oferece:

  • Aumenta as chances dos seus conteúdos melhorarem o posicionamento orgânico, pois o Snippet é uma comprovação de relevância das informações;
  • Gera oportunidade de elevar o tráfego no seu site, tendo em vista que, como mencionamos, as impressões aumentam substancialmente. Isso amplia o alcance da sua solução, podendo gerar novas vendas;
  • Coloca a marca como autoridade no assunto, destacando-a da concorrência;
  • Transmite credibilidade aos usuários e ao buscador, podendo impactar diretamente na Autoridade de Domínio do site em questão.

Por fim, quando falamos no segmento de tecnologia, nem sempre é fácil ganhar destaque em um cenário de Inbound Marketing — dentro da ideia que comentamos de que alguns temas podem ser abordados por vários outros perfis.

Logo, conquistar um Snippet é a oportunidade de propagar o que você entrega de melhor e as necessidades que supre. Assim, o site passa a ser lembrado e até recomendado.

Boas práticas para obter Snippets 

Nós abordamos o conceito, os principais tipos e as vantagens, certo? Agora, você deve estar se perguntando: como eu aumento as chances de obter esses Snippets?

Primeiramente, é importante deixar claro que não existe uma receita de bolo para isso, caso contrário todos estariam aplicando. Porém, há sim algumas boas práticas que, se seguidas, tornam o seu conteúdo mais atrativo para o Google. Conheça quais são elas a seguir!

1 – Verifique se há Snippets para sua KW

Um passo importante consiste em verificar se já existe algum um snippet na SERP para suas palavras estratégicas. Uma ferramenta que pode ajudar aqui é o Keyword Magic Tools, do SemRush.

Caso não exista ainda, aí está uma oportunidade para você se destacar. Em contrapartida, se houver, você deve avaliá-lo, incluindo qual é seu tipo (parágrafo, lista, tabela, etc.) e a informação que traz — e fazer melhor!

2 – Ajuste o conteúdo de acordo com os tamanhos sugeridos

Lembra que apresentamos os tamanhos sugeridos para cada um dos principais tipos de Snippet? Pois bem, você pode usar essas informações a seu favor. Para isso, crie parágrafos mais curtos e objetivos, pensando que isso pode ser incluído na íntegra para responder uma das perguntas.

Ao mesmo tempo, organize a estrutura em subtítulos e tópicos, para, quem sabe, ser direcionado para os destaques em listas.

3 – Responda as perguntas mais comuns de forma objetiva

Essa boa prática pode parecer básica demais, mas acredite: está faltando objetividade em muitos conteúdos que acessamos na internet. 

Sendo assim, avalie o máximo de questões relacionadas à KW que você deseja ranquear e que fazem sentido ao seu negócio e simplesmente as responda, preferencialmente em parágrafos curtos. 

Duas ferramentas que ajudam nesse sentido são: Keyword Magic Tools, que já citamos, e o Answer the public. Ambos ajudam a encontrar ideias de conteúdo e linhas a seguir, com base no que os usuários estão buscando . 

Uma dica de ouro aqui é adicionar perguntas ao longo do texto e já engatar a resposta em seguida. Mas por que fazer isso? Porque daí você deixa claro para o mecanismo de busca que está entregando a informação de forma direta (assim como fizemos agora).

4 – Dê preferência às palavras-chave long tail

Uma curiosidade sobre o Feature Snippet é que o alto volume de buscas de uma palavra não é um fator determinante para ele. E mais: as palavras-chave long tail têm uma probabilidade maior de aparecerem em snippets, tendo em vista que são mais específicas.

Isso não significa que você não deva trabalhar palavras de topo e meio, afinal, precisamos pensar em todo o ciclo de venda. Porém, você pode dar uma atenção ainda mais especial na estrutura dos seus materiais de fundo.

5 – Capriche nas suas metadescrições

Segundo o próprio Google, as meta descriptions também podem gerar Snippets. Especialmente quando elas oferecem descrições claras sobre o que está sendo abordado ou mesmo já respondem a dúvida relacionada ao título.

Sendo assim, capriche ao preencher esse campo, assim como o de resumo — que também pode servir para essa finalidade. Entregue algo de valor mas que ao mesmo tempo gere curiosidade, para que ainda assim o leitor queira acessar o site.

6 – Crie algo exclusivo e especializado

O Google está cada vez menos tolerante ao “mais do mesmo”, pois não abre mão de oferecer a melhor experiência aos usuários. Por isso, ele valoriza quem oferece materiais:

  • Exclusivos;
  • Relevantes;
  • Objetivos;
  • Organizados.

Portanto, desenvolva conteúdos especializados e educativos, que tenham informações que de fato sejam relevantes para os leitores.

Na Dialetto, um dos objetivos do trabalho de Marketing de Conteúdo é fazer com que nossos clientes tenham artigos destacados em Snippet. Afinal, entendemos a dificuldade que existe de posicionamento no ecossistema de tecnologia e a oportunidade que essa posição oferece.

Então, se você quiser conhecer o nosso formato de trabalho e obter esses e outros benefícios que um trabalho especializado em Marketing de Conteúdo oferece, entre em contato com a gente!


Sobre o autor

Estefânia Martins

Squad Leader | Marketing de Conteúdo

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