BRy Tecnologia

Como a estratégia de marketing digital e assessoria de imprensa reformulou a
área de marketing da BRy Tecnologia e gerou 56% das vendas em dois anos na BRy.

Sobre a empresa

Há quase 20 anos no mercado, a BRy Tecnologia é especialista em Identificação Digital, Formalização Digital e Registro Eletrônico de pessoas, processos e documentos. O foco em pesquisa e desenvolvimento, com parcerias com universidades, permitiu à BRy desenvolver alta tecnologia no Brasil e se tornar a empresa com a maior gama de soluções em segurança digital do país, como Assinatura Digital, Assinatura Eletrônica, Biometria, Carimbo do Tempo, Certificação Digital e assinatura com publicação em rede Blockchain.

Com suas tecnologias, a BRy abre caminho para a transformação paperless, agilizando os processos, facilitando a vida das pessoas e organizações e garantindo a segurança e a integridade das informações. Seus produtos e serviços atendem mais de 20 mil clientes de todos os portes do setor público e privado, entre eles Caixa Econômica Federal, Crefisa, Prefeitura Municipal de Vitória e AMAGGI. Atualmente, já são mais de 2 bilhões de assinaturas digitais realizadas, mais de 3 bilhões de protocolos eletrônicos gerados e mais de 100 milhões de carimbos do tempo emitidos.

2018: desafio inicial era estruturar o marketing digital

A BRy Tecnologia não tinha uma área de marketing atuante nas frentes de Inbound Marketing e Assessoria de Imprensa. Já possuía uma conta no RD Station e um blog institucional, mas era subutilizado. Da mesma forma, não fazia divulgações espontâneas para a mídia.

Os primeiros acessos realizados no Blog da BRy foram registrados em maio de 2016. Com uma recorrência de publicação baixa, em 2017, o blog atingiu menos de 3 mil usuários por mês. Durante os anos de 2016 e 2017, o principal canal de aquisição sempre foi busca orgânica, chegando a representar 88,43% do tráfego total. Porém, a taxa de visitantes não condizia com a taxa de leads gerados por meio da estratégia digital. Com poucas ações no RD Station, a BRy tinha apenas alguns leads por e-mail, reflexo das campanhas de 2016.

2019: segundo desafio era a construção de autoridade

Ao mesmo tempo em que percebíamos o crescimento da base digital, em 2019, a BRy ainda não era muito reconhecida no mercado nacional como grande player em assinatura digital, certificado digital, protocolação e carimbo do tempo. O novo desafio era melhorar a autoridade e credibilidade da empresa perante os stakeholders, priorizando construção de cases nos mercados prioritários para a empresa.

Novas ações: veículos nichados

Com esse desafio, agregamos o serviço de assessoria de imprensa ao projeto. Em abril de 2019, iniciamos o planejamento, com os pilares estratégicos baseados nos perfis de clientes e mercados de atuação. A assessoria de imprensa passou a construir os cases, tanto para a estratégia digital da BRy quanto para divulgação na mídia.

Os materiais divulgados na imprensa foram pensados para gerar mais leads e gerar vendas. O objetivo era que as divulgações espontâneas, feitas com o link para o site da BRy, atingissem as personas decisivas na jornada de compra das tecnologias da empresa.

Inicialmente, os conteúdos mais trabalhados eram artigos e releases com foco em autoridade, divulgados em veículos segmentados de tecnologia, saúde e seguradoras e publicações relevantes em veículos nacionais, como Estadão e G1.

Junto com as ações de imprensa, o projeto continuou também na parte digital com foco para limpeza da base de leads, materiais com foco em conversão e estruturação da relação marketing e comercial, investimos na estratégia integrada das ações de assessoria de imprensa e marketing digital e conseguimos melhorar os números:

2020: terceiro desafio é consolidação da estratégia e vendas

Logo no início do ano tivemos como desafio a migração do site e planejamento das keywords e textos estratégicos para otimização do portal da BRy, nas páginas de produtos e serviços. A meta do ano era ambiciosa: aumentar em 100% o número de leads, qualificar 200 leads por trimestre e ter 12% das vendas decorrentes de leads do marketing, além da construção da autoridade da BRy em eventos.

Mais ações: integração e alinhamento marketing e vendas

Como as metas focavam bastante na integração marketing e vendas, fizemos algumas ações de alinhamento mais claro com o comercial:

• Apoiamos a implementação de um novo processo de pré-vendas dos leads, integrando o RD Station com ferramentas de pré-vendas;

• Planilhas de acompanhamento trimestral e depois mensal dos leads qualificados;

• Para melhorar as conversões, e pensando na construção da autoridade da BRy, criamos a Semana da Transformação Paperless no primeiro semestre, com o gancho factual do início da pandemia e da necessidade da transformação digital das empresas no trabalho remoto.

Integramos a newsletter para tornar um conteúdo mais atrativo e de autoridade para o time de assessoria de imprensa, como uma curadoria de conteúdo sobre o tema de assinatura e certificação digital.

Resultados

Além disso:

• Aumentamos a nossa taxa de abertura média da newsletter, cliques e CTR

• Crescemos em 1494% os leads com origem do canal de referência

• Aumentamos em 28% a média de inserções na imprensa

• Melhoramos a relevância dos canais de autoridade nacional e regional: Pequenas Empresas & Grandes Negócios, G1, O Globo, Você SA, G1SC, NSC Total

• Tivemos 157,39% de aumento no tráfego total entre os primeiros semestres de 2019 e 2020

• Mais de 900 keywords ranqueadas na primeira página (sendo 480 somente nas três primeiras posições)

• No primeiro semestre praticamente igualamos a quantidade de vendas com interação do marketing em relação a todo o ano de 2019

• E aumentamos em 44,28% de faturamento referente ao mesmo período do ano passado

• Marketing digital se consolidou como um dos principais canais para aquisição de novos clientes: 56% das vendas para novos clientes na base vieram das interações com o digital.

Gabriela De Rolt

Chief Marketing Officer da BRy Tecnologia

“Na nossa trajetória de literalmente empreender marketing, hoje podemos dizer que o marketing é o coração da BRy Tecnologia. O importante pra chegar até aqui foi manter uma visão holística do negócio focando no cliente. Passamos por inúmeras etapas e desde o início, quando ainda nem tínhamos um time interno definido, já contamos com o apoio da Dialetto, com a qual já temos um relacionamento de longa data, desde que o CEO da Dialetto ainda era estagiário! O marketing tem muitas frentes, e no nosso caso procurar um time externo especializado em content, imprensa e RD Station foi um grande diferencial para termos sucesso.“

Linha do tempo
BRy + Dialetto

Vamos conversar?

Quero ser um caso de sucesso!

Falar com especialista

Receba informações
e notícias em seu e-mail

Li e aceito os termos da Política de Privacidade