Payface
Com uma estratégia de assessoria de imprensa focada em pilares institucionais, de autoridade e de mercado, empresa conquistou 40% a mais de presença na mídia que o principal concorrente.
Com uma estratégia de assessoria de imprensa focada em pilares institucionais, de autoridade e de mercado, empresa conquistou 40% a mais de presença na mídia que o principal concorrente.
A startup de tecnologia Payface usa reconhecimento facial para melhorar a experiência de compra em varejos físicos, com foco no ramo de supermercados e farmácias. A solução conecta o rosto de cada usuário com o meio de pagamento associado, oferecendo uma compra rápida e segura, diminuindo filas e permitindo que os estabelecimentos armazenem o registro de consumo dos usuários no local. A startup tem projetos implementados em varejistas dos estados de Santa Catarina, Bahia, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e detém certificado de PCI Compliance, que atesta que a fintech segue as regras de segurança necessárias no processamento de dados de cartão. Em 2021 e 2022, a startup foi a única latino americana selecionada para o programas globais Start Path e Biometric Checkout, da líder de pagamento eletrônicos Mastercard.
Fundada em 2018, em Florianópolis (SC), a Payface recebeu investimento pré-seed em 2019 e finalizou sua rodada seed em 2020, quando alcançou R$ 3 milhões captados — somados os aportes feitos pela BRQ Digital Solutions, o fundo Next A&M da consultoria Alvarez & Marsal, a aceleradora Darwin Startups, além de grupos de investidores apoiados pela Harvard Angels e Nikkey Empreendedores do Brasil (NEB), e individuais. Em 2022, recebeu investimento em rodada série A liderada pelo fundo de investimento gerido pelo banco BTG Pactual, com a participação do multifamily office Oikos.
A Payface tem em seu conselho executivos como Conrado Engel (ex HSBC e Santander), Roberto Medeiros (ex Redecard e Multiplus), Roberto Nishikawa (ex Itaú) e Wagner Aguado (ex Bradesco)
Com tecnologia disruptiva no Brasil, a Payface procurou a Dialetto, em maio de 2020, com o objetivo de virar referência e construir a autoridade da marca, buscando ser reconhecida como um dos principais players no segmento de biometria facial para pagamentos.
Para a Payface, a geração de leads não era o foco do trabalho com a imprensa no começo do atendimento, podendo ser consequência — o que acabou ocorrendo ao longo dos meses. A empresa B2B2C precisava apresentar a solução para varejistas dos ramos de supermercados e farmácias, tendo o desafio de gerar awareness sobre as possibilidades permitidas pelo reconhecimento facial nesses setores e ainda atingir investidores, players do mercado financeiro e consumidores finais.
Com o cenário de distanciamento social desencadeado pela pandemia da Covid-19, que havia implodido dois meses antes no país, o momento foi propício para a apresentação da solução ao mercado, em razão do seu caráter frictionless, que possibilita um pagamento com menos toques. Com o anúncio da rodada seed à imprensa e primeira apresentação do negócio, a startup passou a ser posicionada em editorias de tecnologia, negócios, finanças e varejo. Ao longo do atendimento (2020-2022), com o avanço do projeto e com o crescimento da empresa, novos objetivos e estratégias tomaram lugar.
Após análise dos concorrentes na imprensa e prévias inserções da startup na mídia, a Dialetto estruturou o planejamento de assessoria com pilares estratégicos focados em pautas institucionais, de autoridade e mercado. O primeiro material produzido e divulgado abordou o aporte de R$3 milhões recebido pela Payface no começo de 2020, alcançando resultados em veículos de abrangência nacional, como Pequenas Empresas & Negócios, e estaduais, como NSC Total, veículo de maior alcance em Santa Catarina.
A partir disso, as estratégias de comunicação adotadas seguiram para divulgações sobre os impactos que tecnologia poderia trazer aos varejistas e consumidores — focando em questões de prevenção (pandemia) e segurança como uma forma de conquistar relevância frente os principais assuntos abordados pela imprensa na época, em que narrativas como ‘o novo normal’ eram predominantes. O primeiro ano do projeto contou com inserções em todos os meios de imprensa (TV, rádio, online, impresso e newsletter), atingindo veículos como Folha de S. Paulo, PEGN TV, CNN Brasil, rádio CBN, Valor Econômico, Exame, Forbes, Estadão, Infomoney e SA Varejo.
No segundo ano, foram trabalhados as primeiras implementações (cases); parcerias com empresas de pagamentos, como Cielo e Mastercard; pautas segmentadas de tecnologia e pautas macro sobre o setor de reconhecimento facial e de pagamentos, em que a empresa passou a ser posicionada já de forma orgânica frente aos concorrentes. Veículos como Istoé Dinheiro, O Globo, Valor Econômico, Estado de Minas, Correio Braziliense, Veja, TecMundo e Tecnoblog foram conquistados ao longo desse período.
De maio de 2020 a abril de 2022, foram um total de 730 inserções na imprensa, mantendo uma média de 32 inserções por mês. Frente a esses resultados, o objetivo inicial do projeto — tornar a Payface referência e reconhecida como player no segmento — foi concretizado.
• Total: 730
• 9 dos 10 veículos de destaque para o projeto atingidos;
• 36 dos 53 veículos estratégicos para o projeto atingidos;
• 40% a mais de presença na mídia que o principal concorrente.
CEO e fundador da Payface
“O trabalho desenvolvido pela Payface em conjunto com a Dialetto possibilitou que a empresa atingisse seu principal objetivo de reforçar sua posição de principal player de pagamentos por reconhecimento facial no mercado brasileiro.”
Início do projeto (Kick off e planejamento)
Divulgação de aporte + cartão de visitas
Aceleração no Catar
Divulgação exclusiva na Exame e diversas inserções em veículos segmentados de tecnologia como Canaltech
Case Cielo + Drogaria Iguatemi (SP)
Case Angeloni (SC) + certificação PCI
Case Muffato (PR)
Prêmio PayTech Awards
Case Zona Sul (RJ)
Case D’Ville (MG)
Case Frade (SP)
Seleção Start Path Mastercard
Case Apolo (RS) + expansão case Zona Sul (RJ)