Better Deals | Questum
Case Dialetto + Questum: a estratégia por trás da criação do podcast Better Deals
Case Dialetto + Questum: a estratégia por trás da criação do podcast Better Deals
O Better Deals é um podcast original da Questum, primeira assessoria especializada em M&A para empresas de tecnologia no país com metodologia própria para orientar a jornada do empreendedor rumo ao exit. A empresa atua também com investimentos early stage, assessorando captações e também o buy-side interessado na compra de empresas tech.
O objetivo do Better Deals é explorar o universo de fusões e aquisições (M&A) através do olhar dos principais buyers de empresas de tecnologia do país. Ele é apresentado por Anderson Wustro, senior partner da empresa.
Cada episódio é idealizado e preparado para que os ouvintes possam mergulhar nas estratégias de M&A, trazendo entrevistas com especialistas para discutir aprendizados e oportunidades no mercado dinâmico de negócios no Brasil. Entre as empresas que já participaram, destacam-se o Grupo Boticário, Softplan, TOTVS, B3 e Mercado Livre.
Para iniciar seu projeto de Podcast, a Questum buscou o suporte da Dialetto, que estava incorporando essa entrega aos serviços de assessoria de imprensa e relações públicas.
Os principais desafios estavam em utilizar este novo canal para atingir os objetivos de relações públicas da empresa tanto da proximidade com o buy-side, interagindo com os maiores compradores de empresas de tecnologia do país e, ao mesmo tempo, manter um relacionamento mais próximo com as startups, entregando valor sobre temas de interesse dos founders.
Com essa demanda do cliente, desenhamos e arquitetamos com a equipe Questum toda a estratégia, com base nos conhecimentos que já tínhamos da empresa, sua atuação e também do mercado, por sermos sua Assessoria de Imprensa, e estruturamos a primeira temporada. Elaboramos a identidade visual do podcast e os roteiros e briefings dos episódios. Além disso, promovemos análises das melhores plataformas para publicações, acompanhamos também as gravações e, ainda, conduzimos as primeiras inserções do programa nas plataformas.
Para o desenvolvimento da identidade visual e vinheta do programa, nos baseamos no brandbook da Questum para manter a identificação das cores, bem como os elementos gráficos. Utilizamos como ponto de partida alguns materiais e adaptamos para as peças de distribuição do podcast.
A concepção da logo do Better Deals também seguiu algumas recomendações do cliente, como tipografia, estilo iconográfico e elementos de apoio que remetessem a marca. Além disso, para que representasse com mais propriedade o podcast, utilizamos o microfone com uma linha de gráfico estatístico, para solucionar a presença de um ícone.
Para acompanhar a evolução, elaboramos um relatório exclusivo para apresentar os resultados obtidos trimestralmente com o podcast, trazendo insights, dicas de melhorias e estratégias para termos mais alcance, como a criação dos shorts e vídeos de cortes dos episódios para divulgação nas redes sociais – que foram incorporados ao longo das temporadas.
O lançamento do podcast Better Deals foi no dia 31 de julho de 2023. Só no período inicial, no Q3/2023, foram 283 reproduções no Spotify, 377 visualizações no Youtube e 128 inscritos na somatória dessas plataformas.
Até agora, o primeiro episódio com Karolyna Schenk ( ex TOTVS) é o de maior sucesso, liderando o ranking de acessos, com mais de 1.1 mil visualizações.
Better Deals em números até abril de 2024:
• 09 episódios publicados;
• 129 inscritos no Youtube;
• 188 Seguidores no Spotify.
Ao lado você confere os indicadores de engajamento.
“O trabalho e orientação da Dialetto foi essencial principalmente no início, pela expertise em já ter atuado com podcast e também por terem assumido as pesquisas e a roteirização dos episódios, além da atuação nos tocadores que gostaríamos de estar com a marca Better Deals. Os reports trimestrais também nos davam o direcionamento das ações e ajustes para os próximos episódios, proporcionando a melhoria contínua do projeto.”
Daphne Blaese de Amorim, Gerente de Marketing da Questum.
“O apoio da Dialetto nas pesquisas e roteirização foram primordiais para ajudar no desenvolvimento do projeto. Com isto, tivemos a oportunidade de testar e aprimorar o formato de entrevista dos convidados.”
Anderson Wustro, senior partner da Questum.