Vista
Case de sucesso marketing digital: 75% das vendas
por meio do inbound marketing
Case de sucesso marketing digital: 75% das vendas
por meio do inbound marketing
Fundada em Florianópolis e há 20 anos no mercado, a Vista é uma empresa de base tecnológica com perfil inovador, dinâmico e eficiente, considerada uma das principais players no mercado de software para o segmento imobiliário. É referência em CRM imobiliário, através do Novo Vista e de uma metodologia de crescimento, pela qual auxilia imobiliárias a venderem mais. Atua em 24 estados com mais de 40.000 usuários do seu sistema. Sua equipe conta com profissionais qualificados que criam soluções inteligentes com base em alta tecnologia para as maiores imobiliárias do Brasil.
Quando a Vista entrou em contato com a Dialetto em busca de seus serviços de inbound marketing em janeiro de 2017, a empresa precisava gerar um maior número de leads qualificados, otimizar as conversões de funil e vender para leads. Essas ações seriam executadas a partir dos canais de comunicação institucionais da Vista, por meio da produção de conteúdos com qualidade voltados para o segmento imobiliário.
Uma das ações iniciais do time de inbound marketing da Dialetto foi realizar a integração entre marketing e vendas. Para conseguir realizar o acompanhamento de todo o funil, e identificar oportunidades de negócio, foi necessário fazer a integração entre três ferramentas: RD Station, Exact Sales e Pipedrive. Foram feitas todas as configurações e automações para passagem comercial entre as plataformas, seguindo a estrutura:
Uma segunda ação foi o investimento em marketing de conteúdo. A partir do estudo das personas da Vista e a estruturação de uma jornada de compra, foi elaborado um plano editorial para produção de conteúdos. Por fim, a Dialetto também ficou responsável pela nutrição de leads da Vista. Além das landing pages e e-mails criados para divulgação dos conteúdos, também foi desenvolvido fluxos de nutrição direcionados em personas específicas.
Com o marketing de conteúdo feito pela equipe de inbound marketing da Dialetto, a partir da publicação periódica no blog e a criação e divulgação de conteúdos ricos (e-books, webinars, infográficos, entre outros), de 2016 para 2017 houve um crescimento de 51,25% no tráfego orgânico do site da Vista. Este crescimento colocou a empresa como autoridade no segmento de gestão imobiliária do país, possuindo mais de 40 palavras nas 3 primeiras posições no Google.
Já a nutrição de leads, realizada com fluxos bem segmentados, teve ótimo desempenho e contribuiu para o avanço do lead no funil de vendas. Foram enviados mais de 970 leads qualificados ao time comercial (perfil gerencial com interesse nos conteúdos), desde o início da utilização do software de pré-venda em abril até dezembro de 2017. Por ser um segmento bem específico e se tratar de leads qualificados, esse resultado impactou diretamente no crescimento de vendas do negócio.
Diretor Comercial – Vista
Além de ampliar a geração de leads para a empresa, houve uma economia de tempo e dinheiro muito relevante para a empresa. Entre 2016 e 2017, o custo médio por lead caiu 74,3% – antes do inbound nosso CPC chegava a mais de R$ 100. Isso reforça a importância da estratégia de inbound para escalabilidade da nossa startup, aumentando vendas e reduzindo custos.
Necessidades: Gerar um maior número de lead qualificados, otimizar as conversões de funil e vender para leads.
Integração entre marketing e vendas: Integração entre três ferramentas: RD Station, Exact Sales e Pipedrive.
Início do marketing de conteúdo: Estudo das personas da Vista, estruturação de jornada de compra, plano editorial para produção de conteúdos.
Ações do marketing de conteúdo: Publicação periódica no blog e a criação e divulgação de conteúdos ricos.
Nutrição de leads: Criação de landing pages, e-mails e fluxos de nutrição